Conhecimento

Como calcular a densidade

Escrito por rob callahan | Traduzido por jose airton almeida neto
Como calcular a densidade

Uma proveta graduada pode determinar o volume, fator que é usado para medir a densidade

cylinder image by Hubert from Fotolia.com

A densidade é a medida da massa por unidade volume utilizada em várias áreas das ciências, engenharia e indústrias. Encontrar a densidade de um metal pode ajudar a determinar a sua pureza. Considerando que os materiais diferentes possuem densidades diferentes, a medição da densidade de um objeto pode ajudar a descobrir de que tipo de material o objeto é feito. Há vários meios de se medir a densidade de um objeto, dependendo das suas propriedades e dos equipamentos de medição disponíveis.

Medição direta da massa e do volume

É possível descobrir a medida da massa e do volume de líquidos e sólidos geométricos regulares através de uma mediação direta, e com isso determinar a densidade do objeto. Com a utilização de uma balança de prato, determine e registre a massa de um objeto em gramas. Utilizando um nônio ou uma régua, meça o comprimento, a altura e a largura do objeto em centímetros. Multiplique essas três medidas para obter o volume em centímetros cúbicos. Divida a massa do objeto pelo seu volume para determinar a densidade, expressa em gramas por centímetros cúbicos ou gramas por milímetros.

Medida de volume indireta

Para calcular a densidade dos sólidos com superfícies irregulares, o volume deve ser determinado por um outro método. Ao invés de medir diretamente a área da superfície, utilize uma proveta graduada para encontrar o volume do objeto. Coloque água em uma proveta graduada até que ela atinga um certo nível. Esse nível pode ser medido através das marcações na superfície do cilindro, que mostra o volume da água em milímetros. Adicione o objeto à água e registre o novo nível de água. A diferença entre o novo nível de água e o nível original determinará o volume do objeto. Essa medida é expressa em milímetros, os quais podem ser transformados em centímetros cúbicos. Uma vez determinado o volume, aplique a mesma equação anterior.

Calculando a densidade através do princípio de Arquimedes

O princípio de Arquimedes afirma que a imersão de um corpo em um dado fluido produzirá um empuxo, uma força que o direciona para cima. Essa força será igual ao peso do fluido removido. Um objeto com densidade desconhecida boiará ou afundará quando imerso em um fluido dependendo da densidade do fluido em relação ao objeto. Para determinar a densidade com uma maior precisão, coloque o em vários fluidos com densidade conhecida e observe o resultado. Se afundar, é mais denso que o fluido, e se boiar, é porque é menos denso.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media