×
Loading ...

Como calcular a densidade de pixels

Atualizado em 23 março, 2017

Todo o mundo provavelmente já viu anúncios sobre resolução ou tamanho de tela de LCD, mas às vezes isso não é necessariamente sinal que a tela seja melhor. A melhor comparação é o número de pixels por polegada (ppi), ou a densidade de pixels. Um pixel é a menor unidade individual que compõe uma tela, de modo que uma maior densidade de pixel corresponde a uma melhor clareza. A informação que você precisa já está presente. Este cálculo baseia-se apenas em resolução e tamanho físico da tela.

Instruções

Você pode calcular a densidade de pixels em uma tela de LCD como medidor de claridade de imagem (Monitor image by Caila from Fotolia.com)
  1. Defina a resolução e o tamanho físico da tela. Como um exemplo, um smartphone com tela de LCD pode ter uma resolução de 480 pixels por 800 pixels, com um tamanho de tela de 3 polegadas. O tamanho da tela é medido na diagonal entre cantos opostos. A resolução é o número de pixels horizontais e verticais, respectivamente. No exemplo, uma linha teria 480 pixels na horizontal, e 800 pixels na vertical.

    Loading...
  2. Calcule a resolução diagonal usando Teorema de Pitágoras, que permite calcular a hipotenusa de um triângulo a partir do comprimento dos outros dois lados. Esta fórmula é:

    Resolução Diagonal = raiz quadrada de [(largura x largura) + (comprimento x comprimento)]

    No exemplo:

    Resolução Diagonal = raiz quadrada de [(480 x 480) + (800 x 800)] Resolução Diagonal = raiz quadrada de [230400 + 640000] Resolução Diagonal = raiz quadrada de [870400] Resolução Diagonal = 933 pixels

    Portanto, a resolução equivalente de canto a canto é 933 pixels.

  3. Divida a resolução diagonal pelo tamanho da tela diagonal para calcular a densidade de pixels em ppi. No exemplo, 993 pixels divididos por 3 polegadas daria uma densidade de 311 ppi.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...