Mais
×

Como calcular distância, velocidade e tempo

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma das equações mais frequentemente utilizadas na Álgebra envolve distância, velocidade e tempo. A equação tem relação com muitas tarefas da vida real, como o planejamento de uma viagem. Velocidade é quão rápido algo viaja em uma dada quantidade de tempo. Tempo faz referência a quanto demora-se para viajar uma certa distância movendo-se a uma determinada velocidade. Distância é o quão longe algo viaja indo em uma certa velocidade durante uma certa quantidade de tempo. Uma simples equação algébrica relaciona esses três conceitos.

Instruções

Calcular distância, velocidade e tempo permite planejar melhor uma viagem de carro (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Entenda a equação básica: D = r*t. Onde "D" é a distância, "v" é a velocidade e "t" é o tempo. Se lhe forem dadas a velocidade a qual alguém está viajando e o tempo que demora a viagem, pode-se usar a equação para calcular a distância total percorrida.

  2. Resolva um problema usando a fórmula. Por exemplo, se um carro viaja a 100 quilômetros por hora e a viagem dura 2 horas, pode-se facilmente calcular a distância que o carro percorre:

    Distância = 100 Km/h x 2 horas Distância = 200 quilômetros

  3. Modifique a fórmula para calcular o tempo. Se D = v*t, pode-se isolar "t" em um dos lados da equação dividindo ambos os lados por "v". Então a nova fórmula seria t = D/v. Suponha que se queira saber quanto tempo demoraria para viajar 200 quilômetros a uma velocidade de 100 Km/h:

    Tempo = 200 quilômetros / 100 Km/h Tempo = 2 horas

  4. Modifique a equação novamente para calcular a velocidade. Se D = v*t, pode-se isolar "v" dividindo ambos os lados da equação port "t" para chegar à fórmula v = D/t. Agora suponha que um carro tenha viajado por 2 horas e coberto 200 quilômetros. Um problema poderia pedir a que taxa de velocidade o carro estava viajando:

    Velocidade = 200 quilômetros / 2 horas Velocidade = 100 Km/h

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article