Como calcular a economia de energia com lâmpadas fluorescentes compactas (LFC)

Escrito por c. taylor | Traduzido por geissy de assis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como calcular a economia de energia com lâmpadas fluorescentes compactas (LFC)
Você pode economizar energia e dinheiro usando lâmpadas fluorescentes compactas (LFC) (Cfl fluorescent lightbulb on dark background image by Silverpics from Fotolia.com)

Você pode economizar dinheiro consideravelmente trocando suas lâmpadas incandescentes por fluorescentes sem ter que mudar as existentes. Você pode comprar lâmpadas fluorescentes compactas (LFC), que parafusam nos soquetes que você já tem. Você vai consumir cerca de 75 por cento menos energia do que com uma lâmpada incandescente normal, e as lâmpadas LFC duram mais tempo. Para calcular a quantidade de dinheiro que você pode economizar em energia, basta saber o quanto você as usas e a potência LFC equivalente.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Compre lâmpadas LFC que oferecem potência equivalente à das lâmpadas incandescentes que você usa atualmente.

  2. 2

    Substitua cada lâmpada incandescente com uma lâmpada LFC equivalente simplesmente desparafusando as antigas lâmpadas e colocando as novas.

  3. 3

    Calcule a percentagem de redução de potência dividindo a diferença entre a potência da LFC e a potência da incandescente pela potência da lâmpada incandescente. Esta informação estará listada na embalagem da LFC.

    Por exemplo, a lâmpada fluorescente usada para substituir uma lâmpada incandescente de 60 watts pode usar apenas 13 watts. Portanto, você subtrai 13 de 60, e depois divide por 60. Isto significa que você está economizando 78,3 por cento de energia.

  4. 4

    Calcule o custo anual de uma lâmpada incandescente. Faça isso multiplicando a potência pelo número de horas por dia que ela fica acesa, e depois multiplicando esse número por 365 dias para dar-lhe a potência total anual. Divida esse número por 1000 para dar-lhe o total em quilowatts, e em seguida, multiplique esse número pelo custo por quilowatt-hora, que deve estar listado na sua conta de luz.

    Por exemplo, digamos que você tem uma lâmpada de 60 watt que fica ligada durante oito horas por dia a 12 centavos por kilowatt/hora. Você iria multiplicar 60 watts/hora vezes oito horas/dia vezes 365 dias/ano, o que resulta em 175.200 watt/hora, ou 175,2 quilowatt/hora. Multiplicando isso por 12 centavos por quilowatt/hora te dá um custo de energia total de 21,02 reais por ano.

  5. 5

    Repita esse cálculo para cada lâmpada e, em seguida, some os números para obter o gasto total de energia com as lâmpadas incandescentes. Por exemplo, se cada uma das 10 lâmpadas estava usando a mesma quantidade, então a despesa total seria 10 vezes 21,02, ou 210,20 reais por ano.

  6. 6

    Multiplique o custo anual total pela porcentagem de poupança, na forma decimal, para calcular a economia total. No exemplo, 210,20 vezes 0,783 resulta em uma economia anual de 164,59 reais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível