Como calcular a eficiência do seu arco e flecha

Escrito por nicholas zacharewicz | Traduzido por eduardo dall agnol
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como calcular a eficiência do seu arco e flecha
Puxe a flecha e pegue uma calculadora para descobrir a eficiência de seu arco (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

A eficiência do seu arco é medida pela quantidade de energia potencial que você produz com a puxada completa é transferida para a flecha durante o tiro. Para calcular a eficiência de um arco, você terá que descobrir a quantidade de energia potencial armazenada de seu arco quando retesado e a energia cinética de sua flecha durante o disparo. Então, com alguns cálculos, você descobrirá a eficiência de seu arco dividindo a energia potencial pela cinética durante o disparo da flecha.

Nível de dificuldade:
Moderado

O que você precisa?

  • Folha de caderno
  • Folha quadriculada
  • Caneta ou lápis
  • Régua ou fita métrica
  • Balança de mão digital
  • Balança analógica

Lista completaMinimizar

Instruções

    Descobrindo a energia potencial de seu arco

  1. 1

    Erga seus braços lateralmente com as palmas viradas para fora, peça para um amigo medir a distância entre as pontas do seu dedo do meio.

  2. 2

    Encaixe uma flecha em seu arco, e pegue a balança digital com a mão que você realiza a puxada.

  3. 3

    Puxe a corda de seu arco pouco mais que 2,5 cm.

  4. 4

    Peça a um amigo para medir a puxada que você está realizando com uma fita métrica e escreva-a. Também peça-o para anotar a medida marcada pela balança em cada puxada. Repita esse processo para cada 2 cm até atingir a sua puxada completa.

  5. 5

    Desenhe um eixo "x" e um "y" em um pedaço de papel quadriculado. Nomeie este gráfico como "Curva da Puxada-Força"

  6. 6

    Nomeie o eixo x como "Puxada", e marque cada quadrado desse acrescentando dois (a partir do zero até a sua puxada completa). Nomeie o eixo y "Peso da Puxada", e marque cada quadrado desse eixo com uma régua acrescentando cinco (desde o zero e o mais próximo do cinco até seu maior peso de puxada).

    Por exemplo, sobre os quadrados do eixo x, você poderá escrever 2, então 4, 6, etc. Sobre os quadrados do eixo y, você escreverá 5, 10, 15, etc.

  7. 7

    Ponha seu dedo sobre o 2 do eixo x, então trace até o peso que você encontrou ao puxar a corda por 2 cm. Marque um "x" na posição. Repita esse processo para cada número ao longo do eixo x.

  8. 8

    Conecte todas das marcas em "x" do seu gráfico para obter a "Curva força por puxada".

  9. 9

    Conte todos os quadrados (incluindo meio quadrados) entre a linha formada pelos x`s e a linha do eixo x para encontrar o tamanho da área.

  10. 10

    Multiplique a área por cinco (para relacionar à escala do eixo y) para encontrar a energia potencial do seu arco. Por exemplo, se você contou 204 quadrados, multiplique 204 por 5 para descobrir que a energia potencial do seu arco é 1.020.

    Descobrindo a energia cinética da flecha

  1. 1

    Descubra o peso de sua flecha usando uma balança analógica. Anote o peso da flecha em gramas.

  2. 2

    Faça dois tiros testes em distâncias oficiais. Anote a distância em ambos os tiros. Também anote a configuração da mira (o encaixe em que você ajustou a mira relativo à distância do tiro) para esses disparos, também anote a distância do seu olho para o pino de mira (aquilo em que você olha através ou sobre para ver onde está mirando) para cada tiro.

  3. 3

    Realize todas as medições em metros e centímetros.

  4. 4

    Vá para o website "Arrow Speed Calculator" (ver "Referências").

  5. 5

    Digite a distância dos seus dois tiros de teste, a diferença na configuração da mira para ambos os tiros e a distância entre o seu olho e o pino de mira no website "Arrow Speed Calculator" (ver "Referências").

  6. 6

    Clique no botão "Show Me!" para obter a velocidade de sua flecha em pés por segundo, ou fps. Anote esta velocidade.

  7. 7

    Escreva a fórmula para energia cinética: EC=450,800mv².

  8. 8

    Na fórmula, mude o "m" para o valor do peso de sua flecha em gramas e o "v" para a velocidade de sua flecha.

  9. 9

    Multiplique a velocidade de sua flecha por si mesma (eleve ao quadrado), e então multiplique esse número pelo peso de sua flecha. Divida esse número por 450.800 para encontrar o valor de energia cinética de sua flecha. Anote o resultado.

    Por exemplo, se a velocidade é de 200 fps, multiplique 200 por 200 para obter 40.000. Então se o peso da sua flecha for de 350 g, multiplique 40.000 por 350 para encontrar 14.000.000. Finalmente, divida 14.000.000 por 450.800 para encontrar 31,06.

    Calculando a eficiência do arco

  1. 1

    Escreva a equação Eficiência do arco = Energia potencial / Energia cinética.

  2. 2

    Mude a "energia potencial" e a "energia cinética" na equação de acordo com os números que você encontrou para essas variantes.

  3. 3

    Divida a energia potencial do seu arco pela energia cinética de sua flecha para resolver a equação e encontrar a eficiência do seu arco.

    Por exemplo, se se arco tem uma energia potencial de 1.020 e sua flecha possui a energia cinética de 31,06, então você dividirá estes valores para descobrir que a eficiência de seu arco é de 32,28%.

Dicas & Advertências

  • Repita esse processo com flechas de diferentes pesos para descobrir qual é o peso que trará a maior eficiência para seu arco.
  • Se você achar difícil puxar seu arco e segurar a balança digital simultaneamente, prenda um gancho na balança e puxe a corda diretamente pela balança.
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível