Como funciona um jet ski

Descubra como funciona um jet ski

lucato/iStock/Getty Images

Quando veículos aquáticos pessoais foram criados, não foram bem recebidas pelo público em geral. A ideia de uma embarcação de propulsão a água que as pessoas usassem de pé foi simplesmente demais para as pessoas lidarem. No entanto, quando o jet ski foi lançado anos depois, recebeu elogios e rapidamente se tornou um veículo recreativo popular. Na verdade, hoje em dia a maioria das pessoas chama esse tipo de embarcação "jet skis" apesar de ser apenas uma dessas embarcações.

Uma introdução ao jet ski

O motor do jet ski

Bem como veículos terrestres, jet skis são movidos por um motor, embora haja duas propriedades únicas que o afetam. No guidão do jet ski há um botão que envia um sinal elétrico para a ignição do motor, que inicia o processo de arranque. Uma vez terminado esse processo, o motor continua sozinho e providencia energia para o jet ski. Os motores geram uma grande quantidade de calor e por isso precisam de refrigeração. No caso da maioria dos jet skis, água atravessa o sistema resfriando-o. Há também um pequeno encaixe no guidão para um pino que em geral é conectado à cintura do condutor ou ao colete salva-vidas. O motor só funciona quando o pino está no lugar, o que evita que o jet ski vá embora no caso do motorista cair da embarcação.

Propulsão do jet ski

Quando o motor começa a funcionar, ele gira o que é chamado de impulsor, localizado na parte interior traseira do jet ski. Esse propulsor é composto de lâminas curvas, como uma hélice, com a diferença de que ele suga a água para dentro do jet ski em vez de empurrá-la para fora. As lâminas do rotor giram a uma velocidade muito rápida e sugam a água para dentro através de um orifício no fundo do veículo. Logo, esta água é expulsa através de um bocal de direcionamento móvel. A água sai com tal força que coloca pressão em volta do veículo. Pressão igual é então exercida sobre a embarcação, e ela é empurrada para a frente. Na maioria dos jet skis, a rotação do impulsor pode ser revertida para que a embarcação se movimente lentamente em marcha à ré.

Como dirigir um jet ski

O guidão de um jet ski está ligado a cabos de direção que atravessam a embarcação e estão fixos ao bocal de direcionamento. Quando o guidão é virado à esquerda, o bocal também é puxado para a esquerda, fazendo com que o jet ski se oriente nessa direção. É assim que o condutor é capaz de dirigir o veículo. Alguns modelos ainda permitem a colocação de pressão sobre o guidão, para que o condutor possa fazer uma curva mais acentuada do que o normal, fazendo com que o jet ski se comporte como uma motocicleta.

eHow Brasil
×