Mais
×

Como calcular o espaço para o projeto de um banheiro novo

Atualizado em 17 abril, 2017

Chegar apenas ao tamanho certo para projetar seu banheiro pode ser uma tarefa desafiadora. Quando maior seu banheiro é, mais o custo de construção e manutenção. E se é muito pequeno, vai ser apertado e difícil de usar. Para este efeito, há certas normas que lhe dão uma linha de raciocínio básica para, a partir daí, você poder desenvolver planos de banheiro, ajustando o tamanho de acordo com as necessidades dos clientes.

Instruções

Projete seu banheiro novo (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)
  1. Determine as várias zonas que você precisa em seu banheiro, e o que as outras áreas requerem. Zonas comuns incluem o chuveiro/banheira, a área do vaso sanitário, a pia e a área de armazenamento. Além dessas, você vai precisar determinar se você precisa de qualquer espaço adicional, como para a máquina de lavar/secar roupa.

  2. Calcule a área requerida para a banheira. Adicione a área ocupada por a banheira ou o chuveiro com o espaço de folga necessária que permitirá que você o acesse. Uma banheira padrão tem 75 x 150 cm, enquanto muitas banheiras luxuosas podem ser de até 180 cm. Um quadrado de 85 cm de lado é o tamanho mínimo requerido para um chuveiro. Uma área para o chuveiro de 90 cm de largura e 105 cm de comprimento é uma opção mais confortável. Permita uma largura de 75 cm de espaço livre em frente ao chuveiro/banheira.

  3. Meça a área que seria ocupada pelo vaso sanitário. O tamanho do vaso é normalmente de 45 cm de largura e 75 cm de comprimento. Verifique em seus folhetos de produtos se você optou por um maior. Espaço livre aquedado para o vaso sanitário é de 50 cm na frente e 37,5 cm em cada lado. Adicione a área do vaso com uma folga para chegar ao espaço total coberto por essa zona.

  4. Decida sobre o tipo de pia que você vai usar em seu banheiro. Tamanhos de pias variam muito - um balcão único de pia pode ser de 65 x 55 cm até 120 x 60 cm, ou uma pia para duas pessoas com mais espaço no balcão de até 165 cm. A área da pia requer pelo menos 75 cm de distância na frente da pia. Adicione estas áreas para determinar a área total ocupada pela pia.

  5. Calcule a quantidade de armazenamento necessário para sua casa. Pode ser tão pequeno como um armário debaixo ou ao lado da pia, ou tão espaçosa quanto um armário de lavanderia/armário de medicamentos. Estime a quantidade total de área que sua família vai precisar e anote o valor.

  6. Escreva os cálculos da área exigida por zona do seu banheiro em seu papel gráfico e adicione todos os cálculos para obter a área estimada que seu banheiro vai ocupar. Agora projete seu próprio banheiro em seu papel gráfico com cada quadrado equivalendo a 1 metro quadrado e use seus cálculos como um guia.

  7. Tenha em mente que, de acordo com a segunda edição das "Normas de economia de tempo para a construção", editado por Joseph De Chiara e John Callender, a área necessária para um banheiro com 3 saídas de encanamento convencionais (banheira/chuveiro, pia e vaso sanitário) são 14,50 metros quadrados, 2,40 m de comprimento por 1,80 de largura.

Dicas

  • Personalize seu banheiro de acordo com suas necessidades. As pessoas mais velhas podem precisar de mais espaço para se locomover confortavelmente, e as pessoas mais baixas precisam de tudo ajustado de acordo com a sua altura.

O que você precisa

  • Papel gráfico
  • Lápis
  • Calculadora
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article