Educação e ciência

Como calcular expoentes

Escrito por ida tolen | Traduzido por yago lima
Como calcular expoentes

Cálculos de matemática

Creative Commons, http://www.flickr.com/photos/carbonnyc/2965625438/sizes/l/

A maioria dos estudantes do colegial aprendem a calcular expoentes em suas aulas de álgebra. Muitas vezes, eles não percebem o quão importantes eles são. O uso de expoentes é apenas uma forma simplificada de fazer uma multiplicação repetida por um mesmo número. Os alunos precisam conhecer os expoentes para resolver certos tipos de problemas de álgebra, como notação científica, crescimento exponencial e decaimento exponencial. Você pode aprender a calcular expoentes facilmente, mas primeiro você vai ter que aprender algumas regras básicas.

Nível de Dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Aprenda a expressar uma potência em termos de uma base e de um expoente. A base B representa o número que você está multiplicando e o expoente "x" diz a quantidade de vezes que você está multiplicando a base, então você escreve como "B^x". Por exemplo, 8^3 é 8 X 8 X 8 = 512 onde "8" é a base, e "3" é o expoente e a expressão inteira é a potência.

  2. 2

    Saiba que qualquer base B elevada à primeira potência é igual a B, ou seja, B^1 = B. Qualquer base elevada a zero (B^0) é igual a 1 quando B é maior ou igual a 1. Alguns exemplos disso são "9^1 = 9" e "9^0 =1".

  3. 3

    Some os expoentes quando você multiplicar dois termos da mesma base. Por exemplo, [(B^3) x (B^3)] = B^ (3+3) = B^6. Quando você tem uma expressão, como (B^4) ^4, onde o expoente é uma expressão elevada a uma potência, multiplique o expoente e a potência (4 x 4) para ter B^16.

  4. 4

    Expresse o expoente negativo (como B elevado a menos 3 ou (B^-3)) como um expoente positivo, escrevendo-o como 1/(B^3). Como por exemplo, pegue "4^-5" e reescreva como "1/(4^5) = 1/1024 = 0,00095."

  5. 5

    Subtraia os expoentes quando eles vierem em uma divisão de duas potências de bases iguais, como "(B^m)/(B^n)" para ficar "B^(m-n)." Lembre-se de subtrair o expoente de cima da expressão pelo de baixo.

  6. 6

    Escreva uma expressão com um expoente fracionário, como (B^n/m), como a m-ésima raiz de B elevado a sua n-ésima potência. Faça 16^2/4 usando essa regra. Isso vai se tornar a raiz quarta de 16 elevado a segunda potência ou 16 ao quadrado. Primeiro, eleve 16 ao quadrado para obter 256 e então faça a raiz quarta de 256 que é 4. Note que se você simplificar a fração 2/4 por 1/2 o problema se torna 16^1/2 que é nada mais que a raiz quadrada de 16 que é 4. Saber essas poucas regras vai ajudar você a calcular a maioria das expressões envolvendo expoentes.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media