Mais
×

Como calcular o fator de potência de uma carga trifásica

Atualizado em 20 julho, 2017

O fator de potência de um sistema elétrico representa a relação da carga elétrica real que flui pelo circuito e a sua carga aparente. A potência real é definida como a carga elétrica que de fato realiza o trabalho necessário. A potência aparente é a resultante da multiplicação da corrente e da tensão elétrica. Ela é o mesmo valor exibido na leitura de um medidor de consumo de energia. O cálculo do fator de potência ajuda a assegurar que a potência real permaneça o mais próximo possível da aparente, o que significa menos perdas. Isso é importante, visto que os aparelhos elétricos para utilização em um sistema com baixo fator de potência são mais caros.

Instruções

Calcule o fator de potência do sistema elétrico da sua casa (electricity meter image by Charles Jacques from Fotolia.com)
  1. Determine a potência, em watts, de cada dispositivo elétrico em uso e some todos os valores encontrados. A maioria dos eletrodomésticos exibe a taxa de potência em alguma parte do aparelho.

  2. Multiplique a corrente e a tensão da fonte de energia.

  3. Multiplique o valor final pela constante 1,732. Divida o resultado por 1.000. Por exemplo, se o valores utilizados forem 100 kVA e 96 kW, o fator de potência é 0,96. Essa fórmula é utilizada apenas para potência trifásica. Trata-se de uma fonte de energia elétrica de alta tensão que utiliza um sistema multifásico para fornecer corrente alternada constante, geralmente não disponível para fontes monofásicas.

O que você precisa

  • Calculadora
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article