on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como calcular a frequência em hertz

Atualizado em 17 abril, 2017

O hertz é uma medida associada a fenômenos como as ondas sonoras (a audição e a música) e ondas eletromagnéticas (o rádio e a luz). Quando as ondas passam de um meio para outro, como de um instrumento musical para um ouvido, o comprimento de onda é alterado, mas a frequência permanece praticamente a mesma.

O hertz mede a frequência das ondas sonoras e eletromagnéticas, não o comprimento de onda (harmonic waves diagram, background image by JoLin from Fotolia.com)

Identificação

O hertz (Hz) mede a frequência, ou seja, o número de ocorrências de um ciclo em um determinado intervalo de tempo. Para determinar a frequência, é preciso escolher a unidade de tempo (segundo, minuto ou hora) e, em seguida, contar os ciclos durante esse período. A frequência em hertz equivale a um dividido pelo período de tempo correspondente a um ciclo.

Loading...

Variação de frequência

Os sinais elétricos e sonoros abrangem uma variação ampla de frequências em hertz, com prefixos como quilo, mega, giga e tera. Um quilohertz equivale a 1.000 Hz, um gigahertz é equivalente a 1 milhão de Hz, e 1 quatrilhão de Hz somam 1 petrahertz. As frequências inferiores a 1 Hz envolvem o uso de decimais: 1 quilohertz é igual a 0,001 Hz, e 1 gigahertz corresponde a 0,000000001 Hz.

Importância

Na música, o tom de uma nota musical "lá" acima do "dó" central tem uma frequência de 440 Hz, enquanto o outro "lá" mede de 55 a 110 Hz na extremidade baixa da escala até os 3520 a 7040 Hz na mais alta. As crianças ouvem uma variação maior de frequências do que os adultos, até cerca de 20.000 Hz.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...