Como calcular o tempo de geração durante a fase exponencial

Na fase exponencial, a massa celular é dobrada a cada tempo de geração

Chad Baker/Photodisc/Getty Images

Em microbiologia, o tempo de geração é usado para calcular o tempo que é necessário para que a bactéria aumente em número ou massa. Existem dois principais tipos de crescimento, sendo o primeiro conhecido como crescimento aritmético, que é o crescimento de uma única unidade após cada tempo de geração; o segundo é o crescimento logarítmico ou exponencial, em que o número de unidades celulares ou a quantidade de massa celular é dobrado após cada tempo de geração.

Step 1

Determine o período de tempo que será utilizado para calcular o tempo de geração da bactéria, podendo este variar de poucos minutos a algumas horas.

Step 2

Utilize um método que indique o quanto a bactéria cresceu no intervalo de tempo definido no passo anterior; o mais comum é a contagem do número de células que cresceram ao longo do período.

Step 3

Determine o número de gerações calculando o log de base 2 do número de crescimento do passo anterior. Por exemplo, se houve um aumento de 64 em número de células, então o número de gerações deve ser igual ao log de base 2 de 64, ou 6. Essa fórmula é utilizada porque a quantidade celular dobra a cada tempo de geração na fase exponencial.

Step 4

Utilize a fórmula "tempo de geração = tempo decorrido / número de gerações" para calcular o tempo de geração durante a fase exponencial. Se, para o exemplo acima, o aumento de 64 foi observado em um intervalo de uma hora, o tempo de geração deve ser 1 hora / 6 = 10 minutos.

eHow Brasil
×