on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como calcular os gradientes de um mapa topográfico

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A primeira coisa a se lembrar quando você deseja calcular o gradiente de um mapa topográfico é que os termos gradiente e inclinação são sinônimos. A variação do gradiente que ocorre em uma área específica revela os níveis do solo. Por sua vez, isso ajuda os geólogos e ambientalistas a determinarem o efeito que o gradiente de uma área específica tem sobre as áreas ao redor. A erosão é um bom exemplo de por que é importante saber o gradiente de uma área. É fácil fazer um projeto desse tipo com uma calculadora científica, ou pelo menos uma que calcule tangente e arco-tangente.

Instruções

O mapa topográfico possui diversas linhas de contorno que definem a altitude de uma região plana (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)
  1. Coloque o mapa em uma superfície lisa e escolha a área que o gradiente precisa ser calculado. Não escolha uma área que passe sobre o topo de um morro, ou que passe sobre e sob um vale.

    Loading...
  2. Com uma régua, desenhe uma linha perpendicular às linhas que descrevem o contorno do declive. Comece a sua linha em uma das linhas de contorno e termine na próxima. Meça o comprimento dessa linha em centímetros e faça a conversão para metros, com o auxílio da escala do mapa.

  3. Calcule o gradiente subtraindo a elevação das linhas de contorno que interceptam a linha que você desenhou.

  4. Divida a resposta obtida anteriormente pela distância em metros representada pela linha que você desenhou. Multiplique esse número por 100 para ter a porcentagem de decline do morro. Por exemplo, vamos supor que você obteve 45; isso significa que, para cada 100 metros de distância na região marcada, a elevação muda em 45 metros, para cima ou para baixo.

  5. Determine o ângulo do declive dividindo a variação de elevação (o equivalente a altura) pela distância representada pela linha que você desenhou. Isso dará o valor da tangente do declive. Use a função arco-tangente da sua calculadora científica para encontrar o valor ângulo de inclinação.

Loading...

Dicas

  • Coloque peso de papel no mapa caso ele fique enrolando enquanto você o usa.
  • Retrate se o percentual de declive cresce ou diminui.

Aviso

  • Sempre comece e termine sua linha diretamente em uma linha de contorno para evitar cálculos imprecisos.

O que você precisa

  • Régua
  • Lápis
  • Calculadora científica

Referências

Loading ...
Loading ...