×
Loading ...

Como calcular a gravidade específica de um líquido

Atualizado em 17 abril, 2017

Gravidade específica, ou densidade relativa, é a razão entre a densidade de um material em comparação com a densidade da água em uma temperatura específica. Ela é expressa sem uma designação de unidade. A densidade da água é de um grama por centímetro cúbico. Se a gravidade específica de um líquido é maior do que a da água, o líquido irá afundar. Se a gravidade específica é menor do que a da água, o líquido irá flutuar por cima da água. A indústria de alimentos utiliza a gravidade específica rotineiramente para medir a concentração de ingredientes de alimentos processados ​​para garantir que seus produtos sejam consistentes.

Instruções

A gravidade específica mede a densidade relativa à densidade da água (accuracy image by Andrey Kiselev from Fotolia.com)
  1. Coloque o recipiente na balança para determinar o peso dele enquanto vazio. Anote o valor.

    Loading...
  2. Despeje neste recipiente uma quantidade específica de água -- 290 ml, por exemplo. Pese o recipiente. Anote o peso do recipiente com água. Subtraia o peso do recipiente vazio para calcular o peso da água sozinha. Esvazie e seque o recipiente.

  3. Despeje 290 ml de azeite no recipiente. Pese-o. Anote o peso do recipiente com azeite. Subtraia o peso do recipiente vazio para calcular o peso do azeite.

  4. Divida o peso do azeite pelo peso da água. A gravidade específica do azeite é de cerca de 0,91 a 15 graus Celsius. Teste o resultado derramando um pouco de azeite por cima de um pouco de água em um recipiente. Agite o conteúdo e observe que o azeite flutua na superfície da água.

Loading...

Dicas

  • Você pode realizar o cálculo com o peso somente quando usar o mesmo volume de água e do líquido testado. A densidade é igual à massa dividida pelo volume. A gravidade específica é igual à massa do líquido de teste dividida pelo volume do líquido de teste vezes a massa da água dividida pelo volume da água. Uma vez que os volumes são os mesmos, eles se anulam mutuamente.
  • Você também pode medir a gravidade específica com um hidrômetro, um dispositivo com um tubo de vidro e uma boia. A boia flutua ou afunda, dependendo da gravidade especifica do líquido sendo medido.

O que você precisa

  • Recipiente com medidas graduadas
  • Balança
  • Lápis e papel
  • Água
  • Azeite de oliva

Referências

Loading ...
Loading ...