Como calcular a impedância na conexão de um alto-falante

Escrito por bryan clark | Traduzido por marcelo couto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Ao conectar alto-falantes a um amplificador, é importante entender o conceito de impedância. Essa é a propriedade que restringe a quantidade de eletricidade que pode fluir através do alto-falante. Esse valor é medido em ohms, normalmente 4, 8 ou 16 ohms. Alto-falantes e amplificadores devem se corresponder, o que significa que a impedância do primeiro deve ser igual à "impedância de saída" do segundo. Se o valor do alto-falante for menor do que o do amplificador, ele sobreaquecerá e ocorrerão danos internos; se for maior, o som sairá fraco e em um tom ruim.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Determine a carga de ohms de cada alto-falante. Essas classificações estão no manual que os acompanha.

  2. 2

    Determine se deseja ligar os alto-falantes em série ou em paralelo, pois a impedância depende de como eles estão conectados. Uma configuração em paralelo é quando a saída positiva do amplificador é conectada individualmente em cada alto-falante e suas saídas são ligadas de volta no amplificador. A conexão em série acontece quando a saída positiva do amplificador só é conectada ao primeiro alto-falante que, em seguida, é conectado ao segundo (depois terceiro, etc) e, então, a saída do último é conectada ao amplificador. Uma conexão híbrida liga duas séries ou mais de alto-falantes ao amplificador através de conexões paralelas.

  3. 3

    Calcule a impedância dos alto-falantes ligados em série somando os valores de cada um deles. Portanto, se conectar três alto-falantes de 4 ohms ao amplificador, a impedância total será de 12 ohms.

    Calcule a impedância de conexões paralelas através da seguinte fórmula: (Oh1 x Oh2)(Oh1+Oh2) = valor total

    Nesse caso, Oh1 é a impedância do primeiro alto-falante e Oh2 a do segundo. Se forem acrescentados mais alto-falantes, adicione um multiplicador ao numerador da equação e a impedância ao denominador. Por exemplo, se possuir quatro alto-falantes de 8 ohms, deve-se transformar a fórmula acima em uma fração. O 4 iria na parte superior, no espaço do numerador, enquanto o 8 iria abaixo, no lugar do denominador.

    Ao usar uma conexão híbrida, a impedância deve ser calculada adicionando-se todas as cargas em série. Olhe o primeiro parágrafo acima, aplique a fórmula no segundo parágrafo, substituindo as cargas em série pela carga individual dos alto-falantes. Em outras palavras, se possuir duas séries paralelas de dois alto-falantes cada, e os dois primeiros forem de 4 ohms e os dois segundos de 8 ohms, teria-se esse resultado:

    Série um (S1) = 4+4 = 8 Série dois (S2) = 8+8 = 16 Carga total = (8 x 16)/(8 + 16)

    Logo, a carga total seria 128 dividido por 24 ou 5,33 ohms.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível