on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como calcular o imposto sobre valor agregado de um valor bruto

Atualizado em 17 abril, 2017

O imposto sobre valor agregado, ou IVA, é um imposto de forma de consumo. O IVA é comumente utilizado nas nações que formam a União Européia. Conforme um produto vai do fabricante até o atacadista e do atacadista para o revendedor, o valor agregado é adicionado ao produto. Em cada estágio, o imposto agregado é cobrado sobre o valor adicionado ao produto. Valor bruto é a quantidade que já contém o IVA. Para esse exemplo, uma taxa de imposto de 17,5% será utilizada. O valor bruto será de 61,10 reais.

Instruções

É possível determinar facilmente o IVA sobre uma quantidade bruta (Push/Photodisc/Getty Images)
  1. Divida a quantidade bruta por 117,5% para determinar o valor líquido. Por exemplo, 61,10 reais dividido por 1,175 resulta em 52 reais, que é o valor líquido.

    Loading...
  2. Multiplique o valor líquido pela taxa de IVA para determinar o IVA. Por exemplo, 52 reais vezes 0,175 é igual a 9,10 reais, que é a quantidade de IVA. Não é incomum para comerciantes utilizarem uma fração do IVA para determinar o valor do imposto. Veja o Passo 3 para o uso da fração do IVA para determinar seu valor.

  3. Multiplique o valor bruto pela fração do IVA para determiná-lo. Por exemplo, 61,10 reais vezes (7/47) é igual a 9,10 reais, que é o valor do IVA, e é um resultado idêntico ao valor calculador pelo processo demonstrado nos Passos 1 e 2. Utilizar esse método evita a necessidade de determinar a quantidade líquida antes de determinar o IVA.

Loading...

O que você precisa

  • Calculadora

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...