Mais
×

Como calcular a inclinação de uma rampa

Atualizado em 17 abril, 2017

Rampas estão em todos os lugares e são especialmente úteis em acessos para deficientes em edifícios. São feitas no lugar das escadas ou juntamente a elas para permitir que pessoas em cadeiras de rodas entrem nos prédios. A inclinação de uma rampa é um importante fator para determinar a facilidade de subida e de descida e, normalmente, depende do espaço disponível para sua construção. É útil calcular a inclinação em várias situações para conseguir o menor valor possível, ou a rampa mais fácil de se atravessar. As inclinações são dadas em proporções como 1 para 12. Quanto menor o segundo número, maior a inclinação.

Instruções

Aumente seu conhecimento sobre rampas (Andrew Beierle)
  1. Meça o comprimento da rampa de uma extremidade à outra.

  2. Meça a distância do ponto mais elevado da rampa até a base. Se a base não estiver no chão, faça a medida do ponto mais alto até o mais baixo. Isso é a elevação.

  3. Divida o comprimento da rampa pela altura. Esse é o ângulo, ou inclinação, da rampa, ou o segundo número na sua proporção. O primeiro é sempre 1. Se a rampa têm 3,6 m de comprimento e 0,6 m de altura, você dividiria 3,6 por 0,6 para obter 6, e a proporção seria 1 para 6. Isso significa que, para cada metro que você sobe, será necessário passar por 6 metros de rampa.

Dicas

  • Duas rampas completamente diferentes podem ter a mesma inclinação, por exemplo, uma rampa de 3,6 m de comprimento e 30 cm de altura tem uma inclinação de 1 para 12, uma de 36 m de comprimento e 3 m de altura vai ter a mesma inclinação.

O que você precisa

  • Calculadora
  • Fita métrica
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article