×
Loading ...

Como calcular inclinações e graus

Atualizado em 17 abril, 2017

Calcular inclinações, descidas e graus é mais fácil do que você pensa. Seja para encontrar um grau percentual ou uma relação, um simples cálculo matemático atingirá os resultados desejados. Tudo que é necessário fazer é determinar a distância entre você e o ponto final, assim como a diferença de altitude entre ambos. Com essa informação, pode-se decidir se uma colina é muito íngreme para ser subida ou não.

Instruções

Determinar a inclinação ajudará a comparar colinas na sua área (Comstock Images/Comstock/Getty Images)
  1. Determine a distância em linha reta entre você e o destino final. Você pode usar um mapa para determiná-la, uma vez que a mesma não pode incorporar nenhuma inclinação ou declinação. Essa distância será nomeada de "percurso".

    Loading...
  2. Determine a diferença de altitude entre você e o destino final. Por exemplo, a altura da montanha desde a sua base, onde você está, será a diferença de altitude entre você e o topo, se o pico da montanha for o seu destino final. Essa distância será conhecida como a "subida".

  3. Divida a subida pelo percurso para saber a inclinação da colina. Por exemplo, se a montanha tem 15,25 metros de altura e você está a 61 metros do seu topo, de acordo com a distância em linha reta entre você e o topo da montanha dita no mapa, então 50/200 = uma inclinação de 0,25.

  4. Multiplique a inclinação por 100 para conseguir o grau da colina em porcentagem. No exemplo anterior, ficaria assim: 0,25 x 100 = um grau de 25%.

Loading...

Dicas

  • Sempre use as mesmas unidades de medidas para a subida e o percurso. Se desejar determinar a declinação, o valor da subida será negativo, e consequentemente, a resposta também o será, mostrando claramente um declínio ou inclinação negativa.

O que você precisa

  • Calculadora
  • Fita métrica
  • Mapa

Referências

Loading ...
Loading ...