Como calcular o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)

Escrito por joshua duvauchelle Google | Traduzido por mariana dsp
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como calcular o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
O IDH ajuda a ter uma visão mais abrangente das necessidades de um país (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um índice usado pelas Nações Unidas e várias ONGs para categorizar e ranquear os países por nível de desenvolvimento. Os valores do IDH podem ajudar a priorizar algumas necessidades do país, além de ajudar as organizações a focar em áreas problemáticas, como educação e longevidade. Aprenda a calcular o IDH para ter uma visão mais abrangente das necessidades gerais para o desenvolvimento do país.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Entenda as três maiores áreas nas quais o IDH foca: saúde, educação e renda. A saúde refere-se à longevidade e expectativa de vida dos cidadãos no nascimento. A educação mede a alfabetização, além da porcentagem de cidadãos envolvidos em diversos níveis de educação. Por último, a renda mede o Produto Interno Bruto (PIB) de um país em dólares. Juntos, esses fatores mostram níveis variados de desenvolvimento que podem apontar para áreas específicas que necessitam de atenção. Por exemplo, um país pode parecer desenvolvido para os outros se tiver um PIB alto, mas o IDH pode identificar que os níveis de saúde são ruins.

  2. 2

    Entenda como os países são ranqueados em termo de IDH. A nota "1" é a perfeita, que significa que o país é o mais desenvolvido possível. A nota "0" é atribuída a países que não tenham nenhum nível de desenvolvimento. Os países são ranqueados entre esses dois extremos por pontos decimais, até os milésimos. A maioria dos países ocidentais está entre os 70% e 80%, o que indica que eles têm um nível relativamente alto de desenvolvimento.

  3. 3

    Calcule a nota de saúde do IDH. Visite a Divisão de Estatísticas das Nações Unidas (link na seção Recursos) e veja a expectativa de vida no nascimento do país do qual você queira calcular o IDH. Subtraia 25 (a menor expectativa de vida aceitável, de acordo com a ONU) desse número. Divida a quantia final por "85 -25". Anote o quociente.

  4. 4

    Calcule a nota de educação para o IDH. Visite a página da ONU para verificar a taxa de matrículas na educação básica e superior (link na seção Recursos). Clique no país do qual você quer obter a média para ver esse número. Subtraia "0" desse número e divida o total por "100". Anote o quociente.

  5. 5

    Veja a taxa de alfabetização na Divisão de Estatísticas da ONU (link na seção Recursos). Divida essa marca por "100" e anote o quociente.

  6. 6

    Some 2/3 do quociente do passo 4 a 2/3 do quociente do passo 5. A soma será a o IDH de educação.

  7. 7

    Calcule o PIB para o IDH. O número pode ser obtido na Divisão de Estatísticas da ONU (link na seção Recursos).

  8. 8

    Coloque o número do PIB na seguinte equação, substituindo PIB pelo número obtido: log(PIB) - log(100). Escreva o total. Divida por log(40.000) - log(100). Anote o quociente.

  9. 9

    Calcule o IDH do país escolhido combinando os dados obtidos nos passos anteriores. O IDH é calculado pela soma de 1/3 do quociente do passo 3, 1/3 do quociente do passo 6 e 1/3 do quociente do passo 8. A soma será o IDH do país.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível