Mais
×

Como calcular o índice de endividamento com passivos e patrimônio líquido

Atualizado em 23 março, 2017

A contabilidade é cheia de relações úteis que dão significado aos valores em seu balanço financeiro, e o índice de endividamento não é diferente. Este informa quanto a sua empresa depende de dívidas para conduzir o negócio. Ele é calculado dividindo-se o valor total de passivos pelo total de ativos, no entanto, se você apenas possui o seu valor de passivos totais e patrimônio líquido, ainda pode realizar este cálculo.

Instruções

Você pode utilizar relações financeiras na sua própria vida (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Use o seu patrimônio líquido, ou seja, os seus ativos menos os passivos, para determinar os seus ativos. Insira o seu patrimônio líquido e seu passivo na equação e encontre o seu ativo. Você pode simplesmente adicionar o seu passivo com o seu patrimônio líquido para encontrar o seu ativo.

  2. Divida o total de passivos pelo total de ativos para determinar o seu índice de endividamento. Isto informa, essencialmente, o quanto de seus ativos são adquiridos pela contração de dívidas.

  3. Avalie o índice de endividamento que você determinou. Se a relação for maior que 1:1 é sinal que a empresa tem mais dívidas que ativos, o que pode indicar problemas se ela passar por um revés. Um baixo índice de endividamento geralmente é uma boa coisa, porém um índice muito baixo significa que a empresa pode estar perdendo oportunidades por não utilizar débitos para construir o negócio.

Dicas

  • Você não precisa ser um analista financeiro para utilizar o índice de endividamento. Você pode aplicar este índice na sua própria vida. Descubra quanto você deve em cartões de crédito e empréstimos e divida este valor pela sua renda. Assim você terá uma ideia de quanto de seus ativos são alavancados pelas dívidas.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article