Como calcular os índices de vendas

Escrito por angie mohr Google | Traduzido por rodrigo castilhos
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Como calcular os índices de vendas
Há dois índices de vendas, o índice combinado de vendas e o de giro de estoque (Comstock/Comstock/Getty Images)

Entender os índices comuns do seu negócio permite a você afunilar seus planos de vendas e de marketing, a fim de maximizar o lucro. Esses índices também mostram informações importantes que indicam para onde o seu negócio está indo. Se você está evoluindo nos mercados onde trabalha ou se está em perigo. Há dois importantes índices de vendas que todo dono de negócio, de uma loja familiar à uma companhia multinacional, deve conhecer e calcular regularmente. O primeiro é o índice combinado de vendas. Esse índice mostra o quanto de suas vendas totais é composta de cada produto ou serviço que você oferece. Quando você revisa essa informação juntamente com as margens de lucro de cada um dos seus produtos ou serviços, pode ver que porcentagem das suas vendas está fornecendo maior lucratividade. O segundo índice importante é o de giro de estoque. Esse índice mostra se os níveis do seu estoque estão aumentando ou diminuindo. Esta é uma informação fundamental, porque manter o estoque não só custa dinheiro pelo produto em si, como também pelos gastos de armazenamento e de obsolescência. Este artigo mostrará à você como calcular cada índice de vendas.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

    Calculando o índice combinado de vendas

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    O índice combinado de vendas é simplesmente a porcentagem que cada um dos seus produtos ou serviços contribui com suas vendas totais. É importante entender isso porque mudanças no índice combinado de vendas podem afetar seus lucros gerais. A primeira informação que você precisa é a contribuição de lucro de cada um dos seus produtos e serviços. A informação de vendas que você controla deve detalhar as vendas e o custo dos bens vendidos por categoria geral de produto ou serviço. A lucratividade por unidade dividida pelo custo da unidade dará a porcentagem de lucro.

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    Divida as vendas de cada produto ou serviço pelas vendas totais. Por exemplo, se você vende dez produtos na sua loja de varejo e o primeiro representa R$1.000 da sua venda total de R$9.000, a porcentagem que esse produto representa é R$1.000 dividido por R$9.000, o que dá 11%. Faça esse cálculo para cada um dos seu produtos ou serviços para obter o índice combinado de vendas.

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    Seu objetivo é maximizar as vendas seus dos produtos de maior lucratividade e minimizar as de menor lucratividade. Administre seus planos de vendas e marketing focando nos elementos de maior rentabilidade. Você saberá se está indo bem ao recalculando o índice combinado de vendas com frequência. Se a porcentagem dos elementos de maior lucratividade está aumentando, significa que seus esforços deram frutos.

    Calculando o giro de estoque

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    Um giro de estoque mostra com que frequência seu estoque é vendido e substituído por outro. Você precisará conhecer suas vendas em um determinado período de tempo (você pode calcular o estoque de forma anual, trimestral ou mensal) e seu saldo médio de estoque nesse período. Por exemplo, se está calculando o seu giro de estoque de um mês, você deve contar o estoque no começo do mês, somá-lo ao estoque do final do mês e dividir esse valor por dois para obter o estoque médio.

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    Seu giro de estoque é calculado dividindo as vendas pelo estoque médio (o qual foi calculado no passo 1). O importante não é o resultado, mas o que acontece com este número com o passar do tempo. Se o número aumenta, significa que você está levando mais estoque comparado com seu nível de vendas no passado. Isso significa que está gastando mais dinheiro. Um número decrescente significa que você está usando o estoque disponível mais eficientemente. Seu giro de estoque deve ser calculado como parte do seu ciclo regular de relatório administrativo.

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    Se você está em uma indústria com informações de concorrência pública, calcule o giro de estoque dos seus principais concorrentes e compare-o com o seu para descobrir o quão eficientemente sua concorrência está usando o estoque.

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