Como calcular medida de cortina plissada francesa

Escrito por linda erlam Google | Traduzido por elia regina previato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como calcular medida de cortina plissada francesa
O plissado francês é classico (Trinette Reed/Photodisc/Getty Images)

O plissado francês é um drapeado clássico, utilizado em todos os estilos de decoração e que pode ser fabricado a partir de quase qualquer tipo de tecido. Quando colocadas juntas, como em cortinas transparentes, as pregas controlam o volume triplo do tecido, permitindo que o excesso flua e ondule através da janela. Quando colocado mais distante, com menos volume, o plissado permite que uma cortina fina pareça mais volumosa. O plissado francês é o conjunto de pregas de três dedos, sendo que cada dedo normalmente usa 5 cm de tecido, mas o estilo da janela, o tipo de tecido e o clima da sala ditam o volume e a quantidade necessária de tecido.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Fita métrica
  • Calculadora

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Meça a largura da área que você está cobrindo. Registre essa medida como a "largura final."

  2. 2

    Meça o comprimento da área e registre essa medida como "comprimento final".

  3. 3

    Considere o estilo do cômodo e a função das cortinas, para determinar o tecido apropriado. Se as cortinas forem de tecido transparente, o volume preferido é o triplo. Se for utilizar "blackout" ou isolamento, o volume é típico é o duplo. Para cortinas decorativas com forro transparente, 2,5 vezes de volume é suficiente.

  4. 4

    Multiplique a largura final da área a ser coberta pela quantidade de volume necessário. Por exemplo, se a superfície tiver 2,5 m de largura e será coberta com tecido transparente, 2,5 m x 3 = 7,5 m. Registrar essa como a "largura total plana". Para cortinas com divisão central, divida esse número pela metade e registre essa medida como a "largura de um lado plano".

  5. 5

    Divida a "largura de um lado plano" pela largura do tecido escolhido e arredonde para cima, registrando esse valor como "painéis laterais".

  6. 6

    Adicione bainha e cabeçalho, geralmente de 30 cm, ao comprimento final das cortinas e registre essa medida como o "comprimento de corte do painel".

  7. 7

    Multiplique o "comprimento de corte do painel" pelos " painéis laterais". O resultado é a quantidade necessária de tecido para cada metade da cortina. Multiplique esse valor por 2 e divida por 36, para obter a quantidade de metros necessários de tecido para as cortinas.

  8. 8

    Calcula-se a provisão de tecido plissado subtraindo-se a largura final necessária de um painel a partir da medida, depois da costura, mas antes de plissar, de um lado da cortina. Isso resultará na quantidade de tecido em cada metade de cortina disponível para as pregas. Calcule um número entre 4 e 6, que dividirá uniformemente a largura final necessária do tecido disponível para as pregas -- para o resultado do número de espaços e pregas. Divida a quantidade de tecido disponível para os espaços pelo número de espaços, para determinar o número de centímetros por espaço, e divida a quantidade de tecido disponível para pregas pelo número de pregas, para determinar o número de centímetros para cada prega. Haverá um número igual de pregas e espaços de cada lado, mas podem não utilizar a mesma quantidade de tecido.

    Por exemplo, se o painel plano for de 1,30 m de largura e a cortina final de 50 cm de largura, haverá 80 cm disponíveis para pregas e 50 cm disponíveis para espaços. As medidas de 50 cm e 80 cm são divisíveis por 5. Haverá, portanto, 5 espaços de 10 cm e 5 pregas de 16 cm.

Dicas & Advertências

  • Se o tecido selecionado tiver uma padronagem, adicione pelo menos 20% à estimativa de tecido, para permitir a combinação do padrão em todos os painéis.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível