×
Loading ...

Como calcular o tempo médio de leitura de um disco rígido

Atualizado em 20 julho, 2017

A performance do disco rígido é um dos aspectos mais importantes relacionados à velocidade de um computador. Além disso, um tempo de leitura muito lento também pode afetar o desempenho de outros componentes do sistema. Ao calcular o tempo de leitura de disco, uma série de fatores devem ser considerados, como a velocidade de rotação, o tamanho do setor a ser lido e o tempo médio de busca do dispositivo.

Instruções

O desempenho do disco rígido tem um efeito importante na performance geral do sistema (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Encontre o tempo médio de busca do seu disco rígido. Pode-se utilizar o site do fabricante para esse fim ou simplesmente realizar uma busca na internet. Neste exemplo, suponha que esse valor seja 5 ms.

    Loading...
  2. Estime a taxa de transferência normal do seu disco rígido, o que pode ser feito ao mover arquivos entre diferentes locais do sistema. Arraste um arquivo grande de um local para outro e registre a taxa mostrada na janela de transferência, assim que ela se estabilizar. Para este exemplo, considere uma taxa de transferência de 10 MB/s.

  3. Escolha o tamanho do setor de leitura. Considere um setor de 512 bytes para este exemplo.

  4. Descubra o tempo do controlador do seu disco rígido. Tal como no Passo 1, pode-se utilizar a internet para pesquisar essa informação. Neste exemplo, use 2 ms.

  5. Pesquise a velocidade de rotação do seu disco rígido. Se, por exemplo, seu disco rígido tiver uma rotação de 7.200 RPM, levará cerca de 8,4 ms para realizar uma rotação. Contudo, em média, apenas metade da rotação corresponde ao tempo de espera. Assim, 4,2 ms será usado neste exemplo.

  6. Some todos os valores para obter o tempo médio de leitura do disco rígido. Considerando os valores mencionados acima, o seguinte resultado é obtido: 5 ms (tempo médio de busca) + 4,2 ms (velocidade de rotação) + 0,03 (0,5 KB / 15 MB) + 2 ms (tempo do controlador) = 11,23 ms.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...