Mais
×

Como calcular a metragem correta para um modelo

Atualizado em 01 maio, 2018

Saber como calcular a metragem correta de um padrão é importante por vários motivos: descobrir que não tem tecido o suficiente após iniciar um projeto é um grande problema, especialmente se o tecido for difícil de se encontrar ou caro para comprar; e, se comprar tecido demais, gastará dinheiro à toa e terá muita sobra de tecido. A chave para calcular a metragem correta é o envelope de padrões. A metragem necessária para o padrão foi feita por profissionais em modelos -- só precisa saber como decifrar as instruções impressas. Você também precisa entender como as instruções dos padrões se aplicam para os diferentes tipos de tecido.

Instruções

Leve seu padrão ou anotações sobre metragem até a loja de tecidos com você (store display of fabric image by Joyce Wilkes from Fotolia.com)
  1. Abra o envelope de padrões e remova seu conteúdo -- geralmente um conjunto de padrões impressos e manual de instruções. Leia todo o manual de instruções e as impressas no envelope, para ter uma ideia geral nos passos envolvidos em criar o padrão, cortar o tecido e confeccionar o vestuário.

  2. Olhe no envelope e no manual de instruções para as regras sobre os tecidos e as noções necessárias. Deve haver também uma tabela indicando tamanhos de corpos, padrões de tamanho nacionais e metragem de tecidos. Use lápis, caneta ou marcador para marcar as colunas de números sobre os tamanhos específicos que sua vestimenta terá.

  3. A coluna marcada deve exibir duas metragens diferentes -- uma para pinos de tecido de 1,15 m e uma de 1,50 m. Existem metragens de outros tamanhos também. Para tecidos sem medidas e não cardados (tecido cardado tem uma textura maior e uma aparência diferente quando o cardado é escovado em direções diferentes; exemplos de tecido cardado incluem o veludo, cotelê e a flanela), eles possuem a metragem exata que precisa comprar. Você deve anotar as duas metragens para levar à loja de tecidos já que ainda não sabe o quanto de tecido precisa usar até que tenha feito a escolha.

  4. Se estiver usando tecido cardado, encontre a metragem listada na tabela específica de tecidos em "cardado".

  5. Calcule a metragem extra necessária, se for usar um tecido padronizado. Meça a repetição do padrão, que é o comprimento de cada parte individual ou seção do padrão. O comprimento da repetição do padrão comum é de 30 cm e 60 cm. Leve a metragem obtida no passo 4 e multiplique por 36, para ter o comprimento necessário de tecido em centímetros. Divida o comprimento em centímetros pelo comprimento do padrão e arredonde o resultado para cima. Multiplique esse número inteiro pelo comprimento do padrão para ter a quantidade necessária de tecido que precisará em centímetros, então multiplique por 36, para ter a metragem necessária.

Dicas

  • Não fique tentado a comprar menos tecido do que as instruções pedem. A metragem e as instruções do traçado foram calculadas por especialistas em padrões para serem corretamente alinhadas com a textura do tecido sem desperdício.
  • Mantenha recibos da loja de tecidos, caso descubra que tenha cometido um erro. Lojas de tecido geralmente têm um número ou nome específico para o tecido que você precisa, caso precise comprar mais.

O que você precisa

  • Lápis, caneta ou marcador
  • Calculadora
  • Fita métrica
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article