Mais
×

Como calcular a metragem quadrada de uma piscina

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Calcular a metragem quadrada necessária para uma piscina o ajudará a compreender a quantidade de espaço necessária para instalar uma em seu terreno. Este também é o primeiro passo para calcular o volume. As piscinas podem apresentar diversos formatos, incluindo retangulares, quadradas redondas, em formato de L ou ovais. Mensurar a metragem quadrada o ajudará a decidir qual o tipo de piscina se adequa melhor ao espaço disponível em sua casa.

Instruções

As piscinas apresentam diversos formatos, portanto, é interessante descobrir qual a metragem disponível em sua casa antes de comprar uma (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
  1. Meça o comprimento e a largura de uma piscina retangular ou quadrada. Multiplique os dois valores para obter a metragem quadrada. Por exemplo, 4,5 m (comprimento) vezes 3,6 m (largura) é igual a 16,2 m².

  2. Meça até a metade de uma piscina redonda para encontrar o raio, que equivale à metade do diâmetro. Encontre a metragem quadrada, multiplicando o raio ao quadrado por 3,14 (pi). Por exemplo, 4,3 m (raio) vezes 4,3 m (raio) vezes 3,14 (pi) equivale a 58 m².

  3. Calcule a metragem quadrada de uma piscina em formato de L dividindo-a em duas seções retangulares ou quadradas. Meça o comprimento e a largura de ambas as secções e some os valores obtidos, em m² (utilizando o passo 1). Se as duas seções medem 3,6 x 3 m, o resultado será 10,8 m² mais 10,8 m²; isso equivale a 21,6 m².

  4. Encontre a metragem quadrada de uma piscina oval medindo a largura e o comprimento até o centro. Divida a duas medições por dois para encontrar o raio e multiplique o raio do comprimento pelo raio da largura por 3,14 (pi) para determinar a área. Por exemplo, se as medidas da piscina são 9,1 m de comprimento por 4,9 m de largura, o cálculo seria de 4,6 m (comprimento) vezes 2,5 m (largura) vezes 3,14 (pi), o que é equivalente a 36,1 m².

O que você precisa

  • Fita métrica
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article