×
Loading ...

Como calcular o metro quadrado de um círculo

Atualizado em 17 abril, 2017

O círculo é a forma mais básica. É também uma forma muito natural, inerente em muitas estruturas orgânicas e artificiais. Conhecer a metragem quadrada é necessário para muitos projetos que envolvem círculos. Quer se trate de comprar areia para encher uma caixa de areia circular, comprar tinta para algum lugar com característica circular ou qualquer que seja o que projeto exigir, é bastante simples calcular o metro quadrado (m²) de um círculo.

Instruções

O círculo é uma das formas mais simples (geometry image by Alexey Klementiev from Fotolia.com)
  1. Prenda a ponta da fita métrica em um ponto do círculo. Se o círculo for muito grande para medir com os braços estendidos, use fita adesiva para segurar a ponta da fita métrica. Se um amigo estiver disponível, você também pode pedir que ele segure a extremidade da fita métrica.

    Loading...
  2. Estique a fita do outro lado do círculo para o lado oposto do círculo. Você deve traçar a fita em toda a borda para encontrar o ponto mais distante da borda oposta. A fita está agora ao longo do diâmetro do círculo.

  3. Registe o comprimento do diâmetro e divida este número por dois. Este novo número é o raio (em metros)

  4. Calcule a área do círculo. Isto se consegue elevando o raio ao quadrado e multiplicando pela constante pi. Por exemplo, suponha que o raio seja de 0,76 m. O quadrado do raio será 0,58 m². Multiplicando esse resultado por pi, que vamos aproximar como 3,14, terá uma área de 1,82 m².

Loading...

O que você precisa

  • Fita métrica

Referências

Loading ...
Loading ...