Como calcular metros cúbicos de concreto para laje

Escrito por david thompson | Traduzido por fabiana silva
Como calcular metros cúbicos de concreto para laje

Calcule os metros cúbicos necessários para uma laje de concreto

cement,concrete image by Greg Pickens from Fotolia.com

Às vezes, uma laje de concreto pode ter fundações mais profundas, abaixo do nível de geada, espaçadas de forma a fortalecê-la e escorá-la. Para calcular o total de metros cúbicos de concreto necessários para fazer toda a laje, calcule a quantidade necessária para a superfície principal da laje e, depois, calcule o quanto vai precisar para as fundações, separadamente. Uma laje comum pode ter 10 cm de espessura, despejada sobre uma camada de cascalho, mas a uma laje para um pátio pequeno pode ser mais fina, e se for usada para suportar um grande edifício ou um maquinário pesado, pode ser mais espessa. Quando comprar o concreto, leve em consideração as perdas e adicione 5 a 10% ao volume total.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Fita métrica
  • Calculadora

Lista completaMinimizar

Instruções

    Laje retangular

  1. 1

    Use uma trena para medir, em centímetros, o comprimento e a largura desejados.

  2. 2

    Multiplique o comprimento pela largura, para calcular a área em centímetros quadrados, e divida por 10.000 para converter para metros quadrados.

  3. 3

    Divida por 100 a espessura da laje, que ainda está em centímetros. Multiplique o resultado pelos metros quadrados do passo anterior para calcular o volume de concreto em metros cúbicos.

    Outros formatos de laje

  1. 1

    Divida o diâmetro, em centímetros, de uma laje circular por 2. Eleve o resultado ao quadrado e, depois, multiplique-o por 3,14 para obter a área da laje em centímetros quadrados. Novamente, para converter para metros quadrados, divida por 10.000. Para calcular a área de uma laje com formato em L faça como se cada parte do L fosse um retângulo separado, depois some os resultados. Se o formato for irregular, desenhe-a em um papel quadriculado, de forma que cada quadrado no papel seja igual a 10 centímetros, conte o número de quadrados da figura e multiplique por 100 para achar a área em centímetros quadrados.

  2. 2

    Divida por 10.000 o resultado obtido na etapa anterior para converter a área de centímetros para metros quadrados.

  3. 3

    Divida a espessura da laje, em centímetros, por 100. Multiplique o resultado pelos metros quadrados obtidos no passo 2 para calcular o volume necessário de concreto.

    Fundações

  1. 1

    Multiplique a largura, o comprimento e a altura de cada fundação, em centímetros, para calcular o volume, em centímetros cúbicos, de cada uma.

  2. 2

    Divida os centímetros cúbicos obtidos por 1.000.000 para obter o volume em metros cúbicos.

  3. 3

    Multiplique o resultado obtido no passo 2 pelo número de fundações, para calcular o volume total de concreto para todas as fundações. Adicione o resultado à quantidade de concreto necessária para a laje, para calcular a quantidade total de concreto para a execução da tarefa.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media