Mais
×

Como calcular os metros quadrados em um triângulo

Atualizado em 11 agosto, 2017

Para calcular os metros quadrados de um triângulo, não é preciso um aparelho de medição especial. As unidades quadradas medem a área dele, que é o espaço com duas dimensões dentro dos três lados. Após medir os lados de um triângulo em metros, use a fórmula da área triangular para determinar a quantidade de metros quadrados no espaço em questão. Há a fórmula de Heron, que funciona com qualquer tipo de triângulo.

Instruções

A fórmula de Heron funciona com todos os tipos de triângulo (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Meça todos os três lados do triângulo. Por exemplo, suponha que eles meçam 6, 8 e 10 m.

  2. Some as medidas para obter o perímetro. Após isso, reduza-os ao valor que equivale à metade e determine o semiperímetro — ao somar 6, 8 e 10, obtém-se 24 metros, sendo que a metade equivale a 12 metros.

  3. Subtraia os três lados separadamente a partir do semi-perímetro — 12 - 6 é igual 6 m; 12 - 8 equivale a 4; e 12 - 10 é 2 m.

  4. Multiplique as três diferenças obtidas na Etapa anterior, e então multiplique o resultado pelo semiperímetro — 6 x 4 x 2 equivale a 48 m; e 48 x 12 equivale a 576 m.

  5. Calcule a raiz quadrada do produto final da Etapa anterior para obter a área do triângulo — a raiz quadrada de 576 é 24, logo, a área do triângulo é de 24 m².

Dicas

  • Caso esteja usando outras medidas (pés ou jardas) ao invés do padrão métrico, é possível convertê-las usando um programa de conversão on-line.

O que você precisa

  • Fita métrica
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article