×
Loading ...

Como calcular modificadores de ataque em jogos de RPG

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Em jogos de RPG como Dungeons & Dragons, um modificador de ataque é aplicado ao jogar um dado para determinar se seu personagem pode atingir um oponente. Esse número é adicionado ou subtraído do dado de 20 lados, assim como seu bônus de ataque, dependendo de uma série de fatores. Embora o bônus de ataque de seu personagem seja influenciado por sua habilidade com a arma atual, o modificador de ataque envolve condições situacionais que podem afetar positiva ou negativamente as chances de um ataque bem sucedido.

Instruções

Um ambiente nebuloso pode afetar negativamente o seu modificador de ataque (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Acrescente dois pontos ao modificador de ataque se seu personagem tiver a vantagem no combate, ou seja, se seu adversário estiver em uma posição vulnerável e for incapaz de se defender adequadamente. Diversas situações podem resultar nisso, inclusive quando o defensor está atordoado, correndo, passando por uma pequena abertura ou inconsciente. Você também pode enganar um inimigo, fazendo-o pensar que seu personagem tem a vantagem no combate, uma vez a cada encontro ao jogar um dado para o teste da habilidade "Blefar".

    Loading...
  2. Subtraia dois pontos do modificador se seu personagem estiver em uma posição que dificulte o ataque, como estar caído no chão ou amarrado. O uso de uma arma de longo alcance também acarreta um modificador de dois pontos a menos. Se estiver correndo em direção ao oponente para atacá-lo, acrescente um ao primeiro ataque, seja com uma arma ou durante a execução da Investida de Touro.

  3. Trace uma linha reta com o dedo do local de seu personagem até o lugar onde o adversário ocupa. Se a linha for interrompida por um objeto no caminho, o defensor tem como se esconder, o que resulta em dois pontos a menos em seu modificador de ataque. Subtraia cinco se o obstáculo for uma parede sólida e seu inimigo estiver atirando flechas através de uma abertura pequena ou uma janela.

  4. Subtraia dois pontos de seu modificador de ataque se seu alvo estiver escondido, seja por trás da folhagem, obscurecido pela névoa ou em uma área mal iluminada. Seu oponente pode ser ainda mais obscurecido pela fumaça espessa ou pela neblina, desde que ele esteja próximo de seu personagem. Essas condições podem resultar em menos cinco pontos se o defensor estiver ao alcance, assim como a invisibilidade e a escuridão total.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...