×
Loading ...

Como calcular o momento da concepção baseado na data de nascimento do bebê

Atualizado em 17 abril, 2017

Você pode estimar a data da concepção com base na data de nascimento do bebê, seguindo alguns passos, embora seja apenas uma estimativa, já que a duração da gravidez varia de mulher para mulher e de gravidez para gravidez. A maioria das mulheres ficam grávidas por aproximadamente 9 meses.

Instruções

A maioria das gestações duram 9 meses (pregnant image by Cora Reed from Fotolia.com)
  1. Volte 266 dias a partir da data de nascimento do bebê, utilizando um calendário. O período comum de gestação é de 280 dias, embora esses 280 dias sejam contados a partir da data do último ciclo menstrual da mulher, que inclui duas semanas antes da concepção. Assim, subtraindo 14 dias dos 280, chegamos a 266 dias.

    Loading...
  2. Use a data para criar um intervalo de quando a concepção pode ter acontecido. Adicione uma semana antes e uma depois da data obtida quando subtraiu os 266 dias. Esse é o período em que ocorreu a concepção.

  3. Tente relembrar os dias, dentro desse período, em que ocorreram relações sexuais. Um desses dias será a data da concepção, porém o esperma pode sobreviver até 5 dias após o sexo, então a concepção pode correr até 5 dias depois da relação sexual.

Loading...

Dicas

  • Para identificar de forma mais precisa o dia da concepção, você pode medir o tamanho do feto no início da gravidez por meio do ultrassom.
  • Outra maneira precisa de determinar o período em que a concepção ocorreu é calcular o primeiro dia do último ciclo menstrual e adicionar mais 14 dias.

Aviso

  • Qualquer cálculo envolvendo a data da concepção pode não ser preciso, mesmo com a técnica do ultrassom, já que variáveis, como o crescimento acelerado ou mais lento do bebê ou mulheres com períodos menstruais irregulares, precisam ser levadas em conta. Os bebês também passam por vários períodos na gestação, o que pode distorcer os resultados.

O que você precisa

  • Calendário

Referências

Loading ...
Loading ...