Mais
×

Como calcular as horas do motor de um barco

Antes de comprar um barco usado, é muito importante saber o estado do seu motor, seja ele interno ou externo. Além de inspecionar visualmente as peças do motor, você pode ter uma boa ideia do potencial de desgaste sabendo o número de horas de uso. Um motor diesel tem muito mais vida do que um a gasolina, e ele deve rodar mais de três vezes mais antes de precisar de manutenção séria.

Instruções

Se o motor não tiver um medidor de horas, verificar as horas do motor em um barco pode ser um desafio (outboard motor boat image by Wimbledon from Fotolia.com)
  1. Inspecione o motor e veja se há um contador de horas. A maioria dos motores diesel internos marítimos ou certos motores de popa possuem um. Leia os números no medidor. Isso lhe dirá o número total de horas de uso do motor e é a maneira mais simples para calculá-las. O contador de horas normalmente está localizado diretamente no motor ou na plataforma de direção na cabine do barco.

  2. Vá a um revendedor local que atenda a marca do seu motor, se ele não tiver um contador de horas. Dependendo da marca e modelo, o mecânico pode anexar um computador no chip de memória na máquina e ler o número total de horas de uso. Isso só é aplicável para os motores de popa maiores.

  3. Pergunte ao vendedor quantas horas há aproximadamente no motor. Se estiver comprando um barco usado que só teve um dono, você pode obter uma resposta. Se o proprietário não souber, passe para a próxima etapa.

  4. Pergunte ao último proprietário em qual ano o motor foi fabricado e quanto o motor foi utilizado durante sua vida. A partir destas informações, é possível calcular uma estimativa muito aproximada do total de horas do motor. Por exemplo, o proprietário informa que ele foi fabricado e comprado novo há cinco anos, e o barco foi utilizado principalmente nos fins de semana em um clima sazonal por aproximadamente seis meses do ano. Multiplique uma média de 10 horas de uso por semana por 24 (o número de fins de semana que o barco provavelmente foi usado em uma temporada) e, em seguida, multiplique o produto por cinco (a idade do motor), dando-lhe um total de 1.200 horas.

  5. Se estiver completamente incerto sobre o número de horas de uso, pergunte a um mecânico naval para executar um teste de compressão do motor. Esse processo não vai lhe dar um número real de horas do motor, mas dará informações sobre o estado geral de funcionamento. Isso é mais importante do que saber as horas reais do motor.

Aviso

  • Se o horímetro do motor tiver desligado durante sua vida ou se tiver sido substituído ou redefinido, não vai indicar com precisão o número total de horas que o motor foi usado. Você será capaz de medir isso se o motor estiver mostrando um monte de sinais de desgaste e não estiver funcionando bem, mas o horímetro exibirá um número anormalmente baixo de horas de uso.

O que você precisa

  • Motor de barco
  • Medidor de horas
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article