×
Loading ...

Como calcular a nota necessária para a prova final

Atualizado em 23 março, 2017

Uma das coisas desesperadoras em ser um aluno é ficar se perguntando o quão bem você deve ir em uma prova final para alcançar uma certa nota na matéria. Se uma pessoa manter o controle das suas notas ao longo do ano, ela pode prever o que precisa para manter sua nota atual ou aumentá-la. Muitos professores dão aos seus alunos o percentual dos trabalhos por categoria no início do ano. A partir disso, os estudantes podem calcular as notas que precisam para a prova final.

Instruções

Faça as contas de quanto precisa tirar na última prova (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  1. Determine a nota média de cada categoria de trabalho. Geralmente, os professores atribuem notas para coisas como lição de casa, testes, provas e prova final. Separe essas notas por categoria e encontre a nota média para cada uma.

    Loading...
  2. Multiplique a nota média para cada categoria pelo percentual de sua nota final atribuída pelo professor. Portanto, se a nota da sua lição de casa é 20% da nota final, e sua nota média para a sua lição é de 80%, você deve multiplicar 80 por 20%. Por exemplo, 80 x 20% (ou 0,20) = 16. Repita esse procedimento para cada categoria e anote o produto para cada uma.

  3. Adicione os produtos para cada categoria de nota. Assim, se a nota da sua lição de casa for um 16, sua nota de exercícios um 25 e sua nota de prova for 32, quando você adicioná-las obterá a soma 73. Sua nota, se tirasse um zero na prova final, seria 73.

  4. Subtraia sua nota atual da nota que você deseja obter na aula. Por exemplo, se você quer ganhar um 97, subtraia 73 de 97. Por exemplo, 97 - 73 = 24.

  5. Divida os resultados pela percentagem atribuída à prova final. Por exemplo, se o seu resultado foi 24 e a prova final é ponderada como 40% da nota final, você vai dividir 24 por 40 por cento. Por exemplo, 24/40% (ou 0,40) = 60. Portanto, a fim de obter um 97% no curso, você deve ganhar um 60% na prova final.

Loading...

O que você precisa

  • Calculadora

Referências

Loading ...
Loading ...