Mais
×

Como calcular notas com porcentagem ponderal

Atualizado em 06 abril, 2018

Muitas vezes, os professores utilizam porcentagens ponderais para atribuir significâncias diferentes em tarefas distintas. Por exemplo, um professor pode querer destacar os alunos que vão bem no final do que nos dois outros testes durante a aula. Se o professor utiliza um sistema de porcentagem ponderal, é necessário conhecer o valor das tarefas e o rendimento em cada uma delas para descobrir a nota.

Instruções

Uma calculadora básica contribui com os cálculos das notas ponderadas (calculator image by jedphoto from Fotolia.com)
  1. Divida o peso expresso em porcentagem por cem para convertê-lo em decimal. Por exemplo, se o primeiro teste representa 20% da nota, é necessário dividir 20 por cem para obter 0,2. Se o segundo teste vale 30% e o teste final vale 50%, é necessário dividir 30 e 50 por cem para obter 0,3 e 0,5, respectivamente.

  2. Multiplique cada nota pela sua porcentagem ponderal. Se o valor obtido no primeiro teste foi 95%, é necessário multiplicar 0,2 por 95 para obter 19. Se os valores adquiridos no segundo teste e no teste final foram 80 e 88, respectivamente, é necessário multiplicar 80 por 0,3 e 88 por 0,5 para obter 24 e 44, nessa ordem.

  3. Some os resultados do "Passo 2" para encontrar a média ponderada. Aqui, é necessário realizar a soma entre 19, 24 e 44 para encontrar a média 87.

O que você precisa

  • Calculadora
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article