on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como calcular um número estérico

Atualizado em 11 agosto, 2017

O número estérico é um instrumento utilizado para ilustrar a forma de uma molécula ou sua representação geométrica. O sistema de classificação para os números relaciona as diferentes formas geométricas. Por exemplo, se o número estérico for 1, a geometria da molécula é linear. Ele é calculado usando os elétrons do átomo central ou do átomo em torno do qual os outros giram e o número de ligações de tais átomos rotativas. Aprender a calcular corretamente o número estérico pode ajudá-lo a visualizar melhor a molécula.

Instruções

Calcular o número estérico auxilia na visualização de uma molécula (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  1. Conte o número de átomos ligados ao átomo central. Por exemplo, o H2O (água) possui dois átomos de hidrogênio ligados ao átomo de oxigênio central.

    Loading...
  2. Conte o número de pares solitários de elétrons do átomo central. Eles orbitam o átomo central, porém estão ligados uns aos outros e são ilustrados em representações atômicas. No exemplo acima, o átomo de oxigênio possui dois pares solitários de elétrons.

  3. Some o número de ligações e de pares de elétrons. Neste caso, uma molécula de H2O possui duas ligações e dois pares, resultando em quatro. O número estérico de uma molécula de água é, portanto, 4.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...