on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como calcular o número de rolos de papel de parede

Ao tentar descobrir quantos rolos de papel de parede precisa para um quarto, fazer um cálculo simples de metragem quadrada não é suficiente. A parte difícil é estimar o desperdício, e isso pode variar entre 10 e 20 por cento. Você deve levar em conta fatores como a estampa do papel de parede e o número de janelas, arcos e portas a serem cobertos. Se optar por uma estampa lisa ou aleatória, será capaz de acabar as bordas com bem pouco desperdício. Por outro lado, se o papel possuir uma estampa repetida, você perderá mais papel ao fixar igualando o comprimento.

Instruções

A estampa do papel de parede irá afetar o número de rolos que irá precisar (wallpaper image by Svetlin Rusev from Fotolia.com)
  1. Faça um esboço a lápis de todas as quatro paredes incluindo aberturas. Meça a altura e largura de cada uma das paredes e aberturas, arredondando os números para cima ou para baixo para o metro mais próximo. Transfira os dados para seu esboço.

    Loading...
  2. Multiplique a largura pela altura em uma calculadora para chegar a metragem quadrada; anote os números em seu esboço. Adicione os totais e subtraia a metragem quadrada das aberturas da metragem quadrada da parede para chegar à área real a ser coberta. Arredonde para o metro quadrado mais próximo.

  3. Calcule a metragem quadrada utilizável por rolo. Rolos de papel de parede padrão contem 5 m² de material, e você perderá uma certa quantidade para igualar a estampa e contornar aberturas. Coloque 20 por cento de desperdício, se tiver uma estampa de espaçamentos distintivos, deixe 4 m² de papel utilizável por rolo. Mas se a estampa for aleatória ou lisa, coloque 10 por cento de desperdício, ou 4,5 m² de papel utilizável por rolo.

  4. Divida a metragem quadrada utilizável por rolo pelo total da metragem quadrada a ser coberta para determinar o número de rolos necessários.

Loading...

Dicas

  • Ao comprar seu papel de parede, confirme se a metragem quadrada descrita no rótulo corresponda ao montante calculado. Ajuste se necessário.
  • Anote o número do lote no rótulo. Não misture rolos de diferentes lotes; pois haverá pequenas variações na cor.
  • Ao comprar papel de parede, adicione dois rolos ao total por precaução. A maioria das lojas aceita devoluções de rolos fechados.
  • Se estiver usando rolos estilizados caros, peça ao vendedor a metragem quadrada utilizável por rolo antes de fazer sua compra.

O que você precisa

  • Fita métrica de aço
  • Calculadora

Referências

Loading ...
Loading ...