Educação e ciência

Como calcular partículas subatômicas

Escrito por andrew youngker | Traduzido por ricardo soares
Como calcular partículas subatômicas

Partículas subatômicas compõem a estrutura dos átomos

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Partículas subatômicas são os prótons individuais, nêutrons e elétrons que formam a composição dos átomos. Com a ajuda da tabela periódica dos elementos, podemos calcular o número de partículas subatômicas em um átomo. Prótons e nêutrons são encontrados dentro do núcleo de um átomo, enquanto os elétrons circulam o núcleo. A massa atômica ou o número de massa geralmente se apresenta como um valor decimal, devido ao número de isótopos encontrados e sua abundância relativa. Alguns isótopos conhecidos têm um número específico de nêutrons e são úteis no campo de materiais radioativos.

Nível de Dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Calculadora
  • Tabela periódica dos elementos

Lista completaMinimizar

Instruções

    Cálculos subatômicos básicos

  1. 1

    Localize o número atômico de um elemento na tabela periódica, isso é o número de prótons encontrados no núcleo. É geralmente listado acima do elemento do símbolo. A identidade de um elemento é baseada no número de prótons no núcleo.

  2. 2

    Determine o número de elétrons utilizando o número atômico. Um átomo possui uma carga neutra, de forma que as cargas positivas e negativas são iguais. O número atômico também é o número de elétrons.

  3. 3

    Calcule o número de nêutrons obtendo o número de massa e subtraindo o número de prótons encontrados no núcleo. O número de massa geralmente está localizado abaixo do símbolo do elemento e representa quanto um elemento pesaria em gramas quando mensurado em um mol da substância. Como a massa é centralizada no núcleo, apenas os prótons e os nêutrons contribuem para o número de massa.

    Cálculos de isótopos

  1. 1

    Encontre o número atômico para o número de prótons e elétrons do átomo na tabela periódica. O número de prótons e elétrons é igual ao número atômico.

  2. 2

    Calcule o número de nêutrons subtraindo o número atômico pelo número de isótopos. Por exemplo, carbono 14 possui uma massa de isótopos de 14 e 6 prótons, então o número de nêutrons é igual a 8.

  3. 3

    Isótopos são elementos que diferem em massa. Sendo que a massa é derivada do núcleo e prótons dão a identidade de um elemento, o número de nêutrons diferem em isótopos.

Dicas & Advertências

  • Os átomos são eletricamente neutros e as cargas positivas e negativas são iguais.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media