Mais
×

Como calcular a perda de calor em um tanque de água quente com tampa

Atualizado em 20 julho, 2017

A perda de calor de um tanque aberto de água quente, como uma piscina aquecida, pode ser significativo. Além disso, a contínua reposição de calor pode custar muito dinheiro. Apesar de menos calor ser perdido quando uma cobertura é utilizada, a perda de calor ainda ocorre. Para um tanque descoberto, deve-se levar em consideração a perda de calor através da evaporação da água, radiação e também o calor perdido pelas paredes do tanque (perda total de calor = calor perdido pela evaporação + calor perdido por radiação + calor perdido pelas paredes do tanque). Para um tanque coberto, a tampa age como uma nova parede. Logo, as medidas de evaporação e radiação não são necessárias.

Instruções

Preocupado com a perda de calor de um tanque aberto de água? (swimming pool image by apeschi from Fotolia.com)

    Calculando a área superficial do tanque

  1. Meça o comprimento e largura de todas as superfícies do tanque (incluindo o fundo, paredes e tampa ou cobertura).

  2. Multiplique o comprimento e a largura de cada superfície para encontrar a área (3 metros por 4,5 metros = 13,5 metros quadrados).

  3. Some as áreas da tampa, do fundo e laterais para obter a área total do tanque.

    Calculando a perda de calor

  1. Identifique a espessura das paredes do tanque, em centímetros.

  2. Utilize os gráficos do site Engineeringtoolbox.com para determinar a perda de calor em watts por metro quadrado. Um watt é uma medida de consumo de energia.

  3. Multiplique o número de watts perdido por metro quadrado pela área total da superfície do seu tanque. Esse é o valor da perda de calor do seu tanque em watts.

O que você precisa

  • Trena
  • Lápis
  • Papel
  • Calculadora
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article