on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como calcular o perímetro de figuras irregulares

A Universidade de Cambridge define um perímetro como ''A distância ao redor do contorno de uma figura''. Uma figura regular tem relações simétricas. Por exemplo, um quadrado tem quatro lados iguais e um triângulo tem três lados iguais. Há uniformidade nos ângulos e linhas. Uma figura irregular não tem lados uniformes, como um triângulo irregular que não tem três lados iguais.

Instruções

Uma forma irregular (shapes image by tamdesigns from Fotolia.com)

    Meça e some

  1. Meça todos os lados usando a régua. Se a figura irregular tiver lados irregulares, uma corda pode ser usada para marcar a distância e ser usada na régua.

    Loading...
  2. Escreva cada medição em uma coluna usando o papel e lápis.

  3. Some as colunas de números. Isso pode ser feito com ou sem uma calculadora. O total das seções da figura irregular é o perímetro da figura.

    Algoritmo de perímetro

  1. Para calcular o perímetro sem ter de medir e somar cada lado, desenhe um objeto irregular em um pedaço de papel quadriculado. Isso funciona para figuras irregulares, mas não objetos para curvos ou inclinados. Objetos com dobras internas terão um passo diferente no final da solução.

  2. Desenhe linhas retas para a largura e altura. Conecte essas linhas para formar um retângulo do objeto. Haverá quadrados abertos no retângulo.

  3. Conte o número de caixas na largura e comprimento.

  4. O perímetro é o comprimento + largura + comprimento + largura = 2 x comprimento + 2 x largura. Multiplique o comprimento e altura por 2, então some-os. Mantenha a ordem das operações na forma correta.

  5. A solução acima não funciona para todas as formas que possuem dobras internas, de acordo com o algoritmo de perímetro de Shodor. Um passo extra é necessário. Retire o quadrado extra do objeto e calcule o perímetro como seria feito nos Passos 1 ao 4.

  6. Coloque a caixa extra na figura. Isso faz com que o objeto tenha uma dobra interna. Conte o número de linhas de perímetro na coluna (ou fileira). Se o número de linhas de perímetro for quatro, significaria dois a mais do que a caixa. Adicione dois ao perímetro calculado. Isso será o perímetro correto. As medidas podem ser colocadas no gráfico e substituídas pelos quadrados.

Loading...

O que você precisa

  • Lápis
  • Papel
  • Régua
  • Calculadora (opcional)
  • Corda (opcional)
  • Papel quadriculado

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...