Mais
×

Como calcular o peso de lastro para o mergulho livre

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Mergulho livre é o mergulho sem o auxílio de um dispositivo de respiração. Há muitas razões para tal modalidade, tal como: pesca submarina, fotografia subaquática, um trabalho de remover cracas dos cascos de embarcações ou se quiser competir em uma competição de apneia. Esse tipo de mergulho, especialmente em água salgada, requer um cinto de lastro para contrabalancear a flutuação natural do corpo e do ar contido em seus pulmões. Sem esse peso extra, haverá um limite para a profundidade na qual será capaz de mergulhar. Por outro lado, não pode-se adicionar tanto peso, o que o tornaria incapaz de emergir.

Instruções

O mergulho livre sem um cinto de lastro é muito difícil (Creatas/Creatas/Getty Images)
  1. Calcule a fórmula para o peso necessário para alcançar a flutuabilidade neutra na profundidade desejada, enquanto executa o mergulho livre, calculando o percentual de gordura do seu corpo, a capacidade pulmonar total, a flutuabilidade de sua roupa e do equipamento que estiver usando e o tipo de água -- doce ou salgada. Para uma pessoa mediana, a água doce exigirá cerca de 5% do seu peso corporal de alcançar a flutuabilidade neutra em cerca de 4,5 m de profundidade. Para água salgada, adicione mais 3%. Outro método é a tentativa e erro.

  2. Coloque sua máscara de mergulho e os pés de pato. Verifique seu medidor de profundidade e confira se está calibrado corretamente. Se estiver em água doce, a profundidade será 3% maior que a indicada em seu medidor, que está calibrado para a pressão barométrica da água salgada. Três por cento não é uma diferença muito grande, mas a precisão é fundamental para o mergulho livre.

  3. Teste sua flutuabilidade com pequenos incrementos de peso. É mais seguro atingir uma flutuação neutra em uma profundidade rasa e ir adicionando peso do que afundar muito rapidamente e lutar para retornar à superfície. Não adicione mais de 2,5 kg de cada vez durante o teste.

  4. Adicione peso, mergulhe, encontre a flutuabilidade neutra e verifique seu medidor de profundidade. Adicione peso até chegar a uma flutuabilidade neutra de 4,5 m. Se não conseguir chegar a essa profundidade com a adição de peso, contente-se com flutuabilidade neutra em uma profundidade rasa. Dependendo do que estiver vestindo, poderá chegar à flutuabilidade neutra a 4,5 m com apenas cerca de 1,5 kg ou poderá exigir mais que 12,5 kg. Se você for um mergulhador experiente e tiver um motivo para aumentar a profundidade de sua flutuabilidade neutra, certifique-se de que seu parceiro saiba qual sua profundidade.

Aviso

  • Jamais, sob quaisquer condições, faça um mergulho livre sem um parceiro. Ele é sua segurança se entrar em apuros. Além disso, alguém em possa confiar poderá lhe ajudar a tomar decisões seguras. Lembre-se de que se tiver exercido o mergulho livre por algumas horas, poderá não estar ciente de seu nível de exaustão. Um parceiro poderá ajudá-lo a pensar com clareza.

O que você precisa

  • Medidor de profundidade
  • Cinto ou colete de lastro
  • Pesos
  • Máscara de mergulho
  • Pé de pato
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article