Conhecimento

Como calcular o peso de uma viga I

Escrito por william hirsch | Traduzido por julia bento martins
Como calcular o peso de uma viga I

Pilha de vigas I

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Considere calcular o peso de uma viga de aço antes de utilizá-la em um estrutura. Elas são muito grandes e pesadas para uma balança convencional, mas seu peso pode ser determinado matematicamente com poucas medições. O peso de uma viga de aço depende do seu volume e da densidade do aço. O volume depende das dimensões da viga e determina quanto espaço ela ocupará. A densidade é o quociente entre a massa e o volume e sua unidade no Sistema Internacional é Kg/m³. O aço padrão para construção tem a densidade aproximada de 7850 kg/m³.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Fita métrica
  • Calculadora

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Meça o comprimento da viga de aço em metros. Por exemplo, o comprimento pode ter 3,30 m.

  2. 2

    Meça a espessura e a largura das partes superior e inferior da viga de aço, também em metros. Faça a medição no lado da viga que se parece com a letra "I". Essas espessuras e larguras geralmente são iguais. Por exemplo, suponha que as partes superior e inferior da viga têm uma espessura de 0,05 m e uma largura de 0,25 m.

  3. 3

    Meça a altura e a espessura da parte central da viga em metros. Faça a medição novamente do lado da viga que se parece com um "I". A espessura pode ter 0,07 m enquanto a altura pode ser de 0,40 m, por exemplo.

  4. 4

    Multiplique o comprimento pela espessura e depois pela altura, as duas últimas relativas à parte central da viga, lembrando que todas as medidas devem estar expressas em metros. Dessa maneira você obterá o volume em metros cúbicos (m³). De acordo com nossos exemplos, a multiplicação seria a seguinte: 0,40 x 0,07 x 3,30, e teria como resultado o volume de 0,092 m³.

  5. 5

    Multiplique a altura pela espessura e depois pela largura, as duas últimas relativas às partes superior e inferior da viga, para obter o volume de cada parte em metros cúbicos. De acordo com nossos exemplos, cada parte teria um volume de 0,041 m³ (3,30 x 0,05 x 0,25 m).

  6. 6

    Some o volume das três partes da viga (parte central, superior e inferior) para obter o volume total em metros cúbicos. Realizando o cálculo, a partir dos nossos exemplos, a viga teria o volume total de 0,174 m³.

  7. 7

    Como você já tem o volume total e a densidade da viga, você poderá realizar o cálculo do seu peso.

  8. 8

    Multiplique a densidade do aço, em kg/m³, pelo volume total em m³ para descobrir o peso da viga em kg. De acordo com os dados de nossos exemplos, a viga pesa 1366 kg (7850 kg/m³ x 0,174 m³).

Dicas & Advertências

  • O formato de uma viga I consiste em três caixas sólidas e retangulares soldadas entre si.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media