on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como calcular a porcentagem em um gráfico de barras

Atualizado em 18 junho, 2018

Os gráficos de barras são uma forma visual de representar os dados através de colunas com tamanhos variáveis, as quais representam diferentes quantidades. No entanto, o gráfico de barras mostra apenas os valores inteiros dos dados. Por exemplo, um diagrama pode representar o número de dias de cada condição do tempo, mas não mostrará a porcentagem do total de dias representada por essas condições. No entanto, a partir dos dados compilados no gráfico de barras, é possível calcular as respectivas porcentagens.

Instruções

Os gráficos de barras utilizam colunas para representar os dados (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
  1. Leia o gráfico de barras para encontrar o valor numérico de cada coluna, o qual corresponde ao valor mostrado no eixo oposto. Por exemplo, caso a coluna de dias ensolarados suba até o número "30" no eixo y do gráfico de barras, o total de dias ensolarados será igual a 30.

    Loading...
  2. Some os valores de cada coluna para encontrar o valor total dos resultados. Por exemplo, caso haja 30 dias ensolarados, 20 parcialmente nublados, 10 nublados e 40 dias chuvosos, a soma de 30, 20, 10 e 40 resultará em um total de 100 dias.

  3. Divida o número de resultados específicos pelo número total para encontrar as frações dos dados. Por exemplo, caso queira encontrar a fração de dias ensolarados, divida 30 por 100 para obter 0,3.

  4. Multiplique a fração por 100 para converter para porcentagem. Completando o exemplo, multiplique 0,3 por 100 para determinar que 30% dos dias são ensolarados.

Loading...

O que você precisa

  • Calculadora

Referências

Loading ...
Loading ...