on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como calcular a porcentagem de inclinação em declives de concreto

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A porcentagem é uma das muitas maneiras de descrever uma mudança em altura, juntamente com o ângulo e a razão de mudança de altura e distância. Duas medições importantes determinam a inclinação de uma superfície de concreto: o seu comprimento e a mudança de altura sobre o comprimento. Quando essas unidades são expressas em uma razão, como 1:25, significam que o declive varia por uma unidade de altura ao longo de 25 unidades de comprimento. Quando a inclinação é apresentada como porcentagem, ela expressa a diferença em altura sobre um comprimento imaginário de 100 unidades.

Instruções

As calçadas de concreto são criadas para seguir o declive da terra (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Faça o ponto no chão onde a medição do declive começa. Insira uma estaca firmemente no chão nesse ponto e anexe uma extremidade da corda à estaca.

    Loading...
  2. Segure a corda e se distancie da estaca, indo em direção ao declive. Pare quando o declive terminar ou quando cobrir uma distância conveniente. Meça essa distância e anote-a. Por exemplo, uma superfície de concreto inclinada que continua ao mesmo ângulo por 100 m não precisa ser inteiramente medida. Medir uma seção de 5 m deve ser o suficiente.

  3. Fique de pé com a corda segurada diretamente acima do ponto de chegada para a medida do comprimento. Estique a corda e use um nível topográfico para verificar se ela está horizontal. Com a corda esticada e horizontal, meça verticalmente a partir do ponto que você está segurando a corda ao chão. Anote esse valor como a mudança em altura.

  4. Converta a mudança em altura sobre a distância em uma inclinação de porcentagem usando a seguinte equação: porcentagem de inclinação = (mudança de altura / comprimento) x 100.

    Por exemplo, um declive de 20 m que cai a 1,5 m tem uma porcentagem de inclinação de 7,5% — (1,5 / 20) x 100 = 7,5.

    Da mesma maneira, um declive de 50 cm de comprimento que ganha 5 cm em altura tem uma porcentagem de inclinação de 10% — (5 / 50) x 100 = 10.

Loading...

Dicas

  • Uma vareta de madeira é uma boa alternativa para uma estaca.
  • As unidades de medida não importam, contanto que use as mesmas unidades para comprimento e altura. O processo é o mesmo para metros, cm, decâmetros, etc.
  • Use uma régua para determinar a mudança em altura se segurar a corda e medir o chão se tornar muito difícil.

Aviso

  • Mantenha a corda esticada ao determinar a posição horizontal.

O que você precisa

  • Trena
  • Corda
  • Nível topográfico
  • Estaca de tenda

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...