Mais
×

Como calcular a porcentagem de sólidos por peso

Atualizada February 21, 2017

A água normalmente contém sólidos dissolvidos, tais como sais inorgânicos. A concentração expressa quantitativamente a quantidade de uma substância dissolvida usando uma variedade de unidades. A concentração em peso reflete a razão percentual da massa de sólidos dissolvidos à massa total da solução. Isso permite caracterizar, por exemplo, a solidez da água ou a fração de sólidos nos efluentes.

Instruções

. (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Soma-se a massa de todos os sólidos dissolvidos na solução. Por exemplo, se a solução contém 5 gramas de cloreto de sódio e 12 gramas de sulfato de potássio, a massa dos sais dissolvidos será de 5 + 12 = 17 gramas.

  2. Adicione a massa de sólidos à massa de água para calcular o peso total da solução. Por exemplo, se aqueles sais estão dissolvidos em 150 gramas de água, a massa total da solução é de 17 + 150 = 167 gramas.

  3. Divida a massa de sólidos pela massa total da solução, depois multiplique o resultado por 100 para calcular a porcentagem de sólidos por peso. Nesse exemplo, (17/167) * 100 = 10,18 %.

Coisas Necessárias

  • Calculadora
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article