×
Loading ...

Como calcular a probabilidade de ganhar uma rifa

Atualizado em 23 março, 2017

Frequentemente, organizações comunitárias ou sem fins lucrativos promovem rifas para arrecadar dinheiro. Normalmente uma pessoa paga uma determinada quantia por um bilhete para concorrer à ela. É possível calcular a probabilidade de ganhá-la.

Instruções

Probabilidades da rifa (holding winning lottery image by drx from Fotolia.com)
  1. Determine o número de chances que uma pessoa tem e o número de chances dadas. Por exemplo, uma entidade beneficente conduz uma rifa com 50 bilhetes e uma pessoa compra dois deles. Os dois primeiros bilhetes escolhidos ganharão um prêmio cada um.

    Loading...
  2. Determine as chances de não ganhar na primeira tirada. No nosso exemplo, as chances são de duas em 50 de a entidade beneficente escolher os bilhetes da pessoa na primeira tentativa. Expressando em uma fração, tem-se 2/50, então a probabilidade de não ganhar é 48/50.

  3. Determine qualquer outra chance de seu número ser premiado na rifa. No exemplo, após a primeira pessoa ganhar, a probabilidade da segunda tirada é dois em 49, expressa na fração 2/49. A probabilidade de não ganhar é 47/49.

  4. Multiplique as frações das probabilidade de não ganhar. No exemplo, 48/50 multiplicado por 47/49, que equivale a 0,9024 ou 90,24%.

  5. Subtraia dos 100% a porcentagem de não ganhar para determinar a probabilidade de ganhar. No exemplo, 100% - 90,24 % = 9,76% de chance de ganhar.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...