×
Loading ...

Como calcular a quantidade de brita necessária para uma calçada

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um dos materiais mais comuns para calçamentos é a brita. A brita age como uma base entre o solo e o concreto ou os paralelepípedos, e permite que a água escoe. Quando for comprar brita para uma calçada, você precisa saber a quantidade certa para seu projeto. Se você comprar demais, estará gastando dinheiro; se comprar pouco, você não poderá construir sua calçada corretamente. Você pode usar uma calculadora online para determinar quanta brita precisará, mas você também pode calcular sozinho, usando alguns cálculos simples.

Instruções

A brita é muito comum e útil para calçamentos (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Meça o comprimento e a largura da calçada, e a profundidade da camada de brita. Em nosso exemplo, o comprimento é de 30 m e a largura de 60 cm, e a profundidade da camada de brita é de 10 cm.

    Loading...
  2. Converta a profundidade e a largura para metros - 60 cm equivalem a 0,6 m e 10 cm a 0,1 m.

  3. Multiplique o comprimento, a largura e a profundidade juntas para determinar quantos metros cúbicos você precisará - multiplicando 30 por 0,6 por 0,1 você terá 1,8 metros cúbicos.

  4. Tenha em mente que durante o transporte ou mesmo durante o despejamento, um pouco de brita será perdida, então é necessário comprar um pouco mais de brita.

  5. Adicione mais 10 por cento ao total para compensar a perda de brita ou para ajustar qualquer erro matemático. Converta 10 por cento para números decimais, que é 0,10. Multiplique o 1,8 por 0,1 e terá 0,18.

  6. Some os 10 por cento ao total - a soma de 1,8 com 0,18 resultará em 1,98 m cúbicos, que é a quantidade que será necessária para a calçada.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...