×
Loading ...

Como calcular a quantidade de concreto de sapatas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As sapatas são as bases de todas as fundações de paredes. Em geral, elas envolvem toda o perímetro exterior da fundação e têm várias hastes de metal que passam pela estrutura, o que aumenta a resistência do concreto. O concreto é vendido por metro cúbico. Calcular a quantidade de concreto para as sapatas da fundação é o ponto de partida para se construir uma casa.

Instruções

Calcular a quantidade de concreto para as sapatas da fundação é o ponto de partida para se construir uma casa (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
  1. Meça a largura e profundidade do formato da sapata.

    Loading...
  2. Multiplique as duas medidas para encontrar a área. Por exemplo, uma sapata padrão mede, em geral, 30 cm por 15 cm. Sendo assim, a área total seria de 450 cm².

  3. Converta de centímetros quadrados para metros quadrados. 10000 centímetros quadrados equivalem a 1 metro quadrado. Sendo assim, divida 450 por 10000 e o resultado será 0,0450 m².

  4. Meça o comprimento da sapata em metros. Continuando o exemplo, uma casa pequena tem, em geral, 30 metros de sapata no total. Multiplique esse valor pela área da sapata e o resultado será 30 m x 0,0450 m^2 = 1,35 m³.

  5. Encontre o volume de concreto necessário por sapata. Para isso, divida o resultado do passo 4 pelo número de sapatas. Por exemplo, se forem 4 sapatas, faça 1,35 m³ / 4 = 0,3375 m³ por sapata.

Loading...

Dicas

  • Se você estiver com dificuldades para estimar o volume necessário de concreto, entre em contato com um fornecedor e ele ajudará nessa tarefa.

O que você precisa

  • Fita métrica

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...