Mais
×

Como calcular a quantidade necessária de material para fazer os rodapés de uma casa

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O rodapé é um tipo de base que serve de acabamento ou tem a função de esconder os cantos sem arremate onde as paredes encontram o piso. Além disso, ele forma uma barreira de proteção para evitar que os móveis, sapatos e arranhões danifiquem a parede. O material mais comum usado para fazer rodapés é madeira, plástico flexível ou borracha. Eles são fabricados em diversos estilos e larguras e têm alguns incrementos decorativos que enfeitam a estrutura das peças.

Instruções

Passar uma mão de tinta primer e uma tinta comum facilita a pintura final dos rodapés depois de assentados (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Comece a medição em um cômodo e avance para os outros.

  2. Meça a distância entre cada parede ao nível do piso e anote as medidas no bloco de anotações. Não se esqueça de medir os armários embutidos ou corredores de acesso.

  3. Calcule a metragem total de cada cômodo com a calculadora. Acrescente 5% aos totais encontradas por causa dos cortes e descartes feitos durante a colocação dos rodapés. A soma é a quantidade em metros lineares ou em metros quadrados de tábua necessários para completar o projeto.

Dicas

  • Subtraia as partes que ficam atrás dos armários da cozinha e do banheiro para economizar nos gastos com material.
  • Passe uma mão de tinta primer e de tinta comum nos rodapés antes de assentá-los para facilitar a pintura de acabamento.

Aviso

  • Não guarde os rodapés soltos em locais úmidos, porque eles podem ficar deformados ou até mesmo rachar se forem de encaixe.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Lápis
  • Bloco de anotações
  • Calculadora
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article