Mais
×

Como calcular a quantidade de tijolos para um muro de contenção

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os tijolos de cerâmica são utilizados em vários tipos de construções de paredes residenciais. No planejamento da construção de paredes altas ou baixas para aterramentos, ou muros de contenção projetados estruturalmente, o projeto deve começar com uma estimativa da quantidade de tijolos necessários para concluí-lo. O método mais comum para fazer esse cálculo com precisão requer a aplicação de uma fórmula matemática simples e algumas medidas básicas.

Instruções

Os tijolos de cerâmica são utilizados para construir paredes (Comstock/Stockbyte/Getty Images)
  1. Primeiramente, meça a altura e o comprimento da face do tijolo que ficará exposta.

    Por exemplo, um tijolo de cerâmica em uma parede com a instalação normal possui 6,65 cm de altura e 19,37 cm de comprimento. Adiciona-se 1,27 cm em cada dimensão (largura e altura) por causa das juntas entre os tijolos e a dimensão convencional dele passa a ser definida como 7,92 cm por 20,64, ou seja, 163,47 cm quadrados por tijolo.

  2. Em seguida, passe área da face do tijolo para metro quadrado.

    Para o exemplo acima, 10 mil centímetros quadrados de um metro quadrado dividido por 163,47 cm é igual a 62 tijolos por metro quadrado.

  3. Defina o comprimento e a altura total do muro, em metros, e multiplique as duas medidas para determinar a área total dele.

    Por exemplo, para um muro de contenção com 76 cm de altura e 15 m de comprimento, a área será igual a 0,76 m vezes 15 m, ou 11,4 metros quadrados.

  4. Divida a área do muro pelo número de tijolos por metro quadrado para calcular o número de tijolos necessários para o muro.

    Multiplicando a área calculada acima pelos 62 tijolos por metro quadrado, será obtido o valor de 707 tijolos. Ou seja, serão necessários 707 tijolos para levantar o muro.

Dicas

  • Geralmente adiciona-se no mínimo de 5% do número total de tijolos estimado para descontar os que se quebram ou são danificados durante a obra.

Aviso

  • É recomendado consultar uma empresa de consultoria de construção civil para certificar-se de que o projeto atenda aos requerimentos estruturais.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Calculadora
  • Amostras de tijolos
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article