on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como calcular em m² a quantidade de tinta necessária para pintar sua casa

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Se você está planejando pintar a sua casa, pode ser uma boa ideia calcular os metros quadrados de cada cômodo para determinar a quantidade de tinta de que você vai precisar para o projeto. Com alguns cálculos e fórmulas simples, você pode estimar, para qualquer projeto de pintura, quanta tinta vai gastar por metro quadrado.

Instruções

Com alguns cálculos você pode saber de quanta tinta vai precisar para pintar determinada área da sua casa. (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Meça a largura, o comprimento e a altura de todos os cômodos que você deseja pintar. Por exemplo, calcule a quantidade de tinta por metro quadrado para um cômodo que tem 3,6 por 3,3 m e uma altura de 2,4 m. O cômodo tem um teto plano, duas portas de aproximadamente 2 m² cada e duas janelas que têm aproximadamente 1 m². Para este exemplo, os cálculos são para uma camada de tinta.

    Loading...
  2. Calcule a área para o teto utilizando a fórmula (largura X comprimento). Para o exemplo em questão, a área do teto é de 3,6 X 3,3 = aproximadamente 12 m². Note que para tetos com formatos arredondados ou triangulares, a fórmula será (base X altura) / 2. Você pode desconsiderar esse cálculo se o teto não estiver incluído no projeto de pintura.

  3. Adicione a distância total ou o perímetro de cada parede junta. Para um cômodo de 3,6 por 3,3 m, a soma é 3,6 + 3,6 + 3,3 + 3,3 = aproximadamente 14 metros. Multiplique 14 metros pela altura de 2,4 metros para encontrar a área total que será 14 m X 2,4 m = aproximadamente 33,5 m².

  4. Subtraia da área total de 33,5 m² da parede encontrada no passo 3, o total das áreas das portas e janelas para determinar a quantidade de área que você de fato vai precisar pintar. No exemplo apresentado, há duas janelas (2 X 1 m²) = 2 m² e duas portas (2 X 2 m²) = 4 m², o que dá uma área total a ser de fato pintada de 33,5 m² - 2 m² - 4 m² = 27,5 m².

  5. Use os cálculos para a área do teto (12 m²) retirados do passo 2 e a área real das paredes (27,5 m²) do passo 4 e some os dois para obter 39,5 m². Note que esse cálculo só deverá ser feito caso você use a mesma tinta para pintar tanto as paredes quanto o teto.

  6. Estime a quantidade de tinta por metro quadrado dividindo 39,5 m² por 32,5 m², o que dá 1,2 galões. Para esse exemplo, você pode usar a medida de 32,5 m² como a área estimada que pode ser coberta por um galão de tinta (o que pode variar, dependendo do tipo de tinta utilizada). Você deve comprar 2 galões para este projeto. Perceba que você pode precisar adicionar mais tinta se quiser pintar duas camadas ou se as paredes forem texturizadas.

  7. Determine a quantidade de tinta necessária para o acabamento ou modelagem ao medir o comprimento total em metros e multiplicando por 0,1 m (largura estimada da camada de tinta para o acabamento). Para o passo 3, você terá 14 metros para o comprimento total. Multiplique 14 X 0,1 = 1,4 m² e então divida por 32,5 m² (como no passo 6) para saber que a quantidade de tinta necessária é de 0,04 de um galão. Adicione essa porção de tinta à quantidade necessária no passo 6 apenas se você for usá-la também para o acabamento ou modelagem.

Loading...

Dicas

  • Há muitas calculadoras on-line que você pode utilizar para realizar os cálculos aqui apresentados, apesar de elas nem sempre incluírem os 10% de possíveis sobras (veja a leitura adicional).
  • Note que as estimativas de pintura por metro quadrado podem variar entre aproximadamente 27 e 37 m², dependendo do tipo de tinta.
  • Esses cálculos são feitos para o uso de rolos de tinta ou pincéis. Se um pulverizador for utilizado, então mais tinta será necessária.
  • É prudente comprar um pouco de tinta extra para retoques emergenciais nas paredes ou tetos.

O que você precisa

  • Caneta
  • Papel
  • Fita métrica
  • Calculadora

Recursos

Loading ...
Loading ...