Como calcular a quantidade de vergalhões baseado em metros quadrados e no centro

Escrito por jonathon glane | Traduzido por daniele joi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como calcular a quantidade de vergalhões baseado em metros quadrados e no centro
Vergalhões em uma laje (worker in pool image by jimcox40 from Fotolia.com)

Calcule a quantidade de reforços de aço (vergalhões) com base nos metros quadrados no centro, coletando informações sobre o tamanho físico do projeto em estudo com um instrumento para fazer as medições e uma calculadora para ajudar com a aritmética. Observe se o projeto tem o formato de um retângulo, quadrado ou alguma outra forma. Embora cálculos semelhantes determinem os vergalhões necessários para quase todas as formas bidimensionais, essa discussão só aborda o cálculo de vergalhões em uma laje retangular de concreto.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Identifique, meça e calcule

  1. 1

    Antes de descobrir a quantidade de vergalhões necessária para reforçar uma laje retangular de concreto, chame o lado mais longo do retângulo de "longitudinal" e o lado mais curto de "latitudinal." Em seguida, determine o tamanho dos espaços entre as barras de reforço em ambas as direções (longitudinal e latitudinal). Note que os vergalhões formam uma grade após a colocação, com os mais longos indo em uma direção, enquanto os mais curtos ficam perpendiculares a eles.

  2. 2

    Meça o comprimento longitudinal do retângulo. Divida a distância medida pelo tamanho do espaço entre os vergalhões latitudinais, e em seguida, some um vergalhão ao resultado. Isso determina o número de vergalhões necessários no sentido latitudinal.

    Exemplo: Quando um comprimento longitudinal é de 6 m e o tamanho dos espaços entre os vergalhões latitudinais tem um diâmetro igual a 40 cm, deve ser feito o seguinte cálculo: 1. Converta o comprimento longitudinal para centímetros: 6 m*100 = 600 cm. 2. Divida o número de centímetros pelo tamanho dos espaços entre as barras de reforço latitudinais: 600 cm dividido por espaços de 40 cm equivale a 15 vergalhões. 3. Some um vergalhão ao número resultante: 15 vergalhões mais 1 é igual a 16 barras de reforço.

    Em seguida, meça o comprimento latitudinal do retângulo. Divida a distância medida pelo espaço entre as barras longitudinais de reforço e some um vergalhão ao resultado. Isso determina o número de barras de reforço necessárias na direção longitudinal.

    Exemplo: Quando um comprimento latitudinal é de 4,8 m e o tamanho dos espaços longitudinais entre os vergalhões é de 40 cm, deve se fazer o cálculo seguinte: 1. Converta o comprimento longitudinal para centímetros: 4,8 m*100 = 480 cm. 2. Divida o número de centímetros pelo tamanho dos espaços entre as barras de reforço longitudinais: 480 cm dividido por espaços de 40 cm equivale a 12 vergalhões. 3. Some um vergalhão ao número resultante: 12 vergalhões mais 1 é igual a 13 barras de reforço.

  3. 3

    Multiplique o número de vergalhões longitudinais pelo comprimento. Em seguida, multiplique o número de barras latitudinais pelo comprimento. Some os dois valores para determinar a metragem linear total de vergalhões necessária para fazer o trabalho. 1. Multiplique o comprimento dos vergalhões longitudinais pelo número necessário: 6 m vezes 13 barras é igual a 78 m de vergalhão. 2. Multiplique o comprimento dos vergalhões latitudinais pelo número necessário: 4,8 m vezes 16 barras é igual a 76,8 m de vergalhão. 3. Some os resultados: 78 m + 76,8 m é igual 154,8 m de vergalhões.

Dicas & Advertências

  • Dicas: vergalhões de aço podem custar menos se você comprá-los no comprimento padrão ao invés de encomendá-los sob medida.
  • Ao estimar a quantidade vergalhões, subtraia dos comprimentos longitudinal e latitudinal uma folga para a cofragem. Quantidades encomendadas para corte em dimensões precisas podem custar mais do que os vergalhões adquiridos em comprimentos padrão.
  • A compra de uma calculadora chamada ConcreteCalc Pro ajuda a simplificar todo o processo de cálculo de vergalhões. O dispositivo está disponível em Construction Book Express: ConcreteCalc Pro e www.Contractor-Books.com.
  • (http://www.constructionbook.com/2005-concretecalc-pro/concrete-calculator/) (http://www.contractor-books.com/CI/ConcreteCalc.htm)
  • Além disso, deve-se levar em conta casualidades, como emendas. Informações encontradas no site de Reed Construction resumem-se assim: "Ao estimar a quantidade de reforço de aço, seja em barra ou malha, se nenhuma especificação a respeito de sobreposições é dada, adicione 10% às suas quantidades para lapidação, emendas e resíduos." (Http://www.reedconstructiondata.com/rsmeans/estimating-tips/concrete/)
  • Os cálculos nos passos 1 a 3 resultam em uma teia de vergalhões de aço que preenche toda a cofragem. Um ajuste ao comprimento das barras deve ser feito porque os departamentos de construção não permitem que os vergalhões fiquem muito perto da cofragem. Em muitos casos, as autoridades determinam uma sobra mínima de 5 cm. No exemplo das placas retangulares, a solução mais simples seria ajustar o comprimento de cada vergalhão cortando 10 cm de uma extremidade depois que o material chegar ao local de trabalho. Isso permite uma sobra de 5 cm para a cofragem em cada extremidade quando as barras forem colocadas no lugar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível