×
Loading ...

Como calcular o raio e o diâmetro de uma oval

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma oval é também chamada de elipse. Devido à sua forma oblonga, a ela apresenta dois diâmetros: o da parte mais curta, ou o semi-eixo menor, e o da parte mais longa, ou o semi-eixo maior. Cada eixo corta o outro perpendicularmente em duas partes iguais e cria ângulos retos onde eles se encontram. Há também dois raios, um para cada diâmetro. Para calcular os raios e diâmetros, ou eixos, da oval, use os pontos de foco dela - dois pontos que estão igualmente espaçados no semi-eixo maior - e qualquer ponto no perímetro da oval.

Instruções

Uma das quatro seções cônicas, as elipses estão relacionadas intimamente com os círculos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    O semi-eixo menor

  1. Meça a distância entre um ponto de foco e o ponto no perímetro da oval para determinar a. Neste exemplo, a será igual a 5 cm.

    Loading...
  2. Meça a distância entre o outro ponto de foco e esse mesmo ponto sobre o perímetro para determinar b. Neste exemplo, b será igual a 3 cm.

  3. Some a e b e eleve a soma ao quadrado. Por exemplo, 5 cm mais 3 cm é igual a 8 cm, e 8 cm ao quadrado é igual a 64 cm².

  4. Meça a distância entre os dois pontos de foco para descobrir f; eleve o resultado ao quadrado. Neste exemplo, f é igual a 5 cm, e 5 cm ao quadrado é igual a 25 cm².

  5. Subtraia a soma na etapa quatro da soma na etapa três. Por exemplo, 64 cm² menos 25 cm² é igual a 39 cm².

  6. Calcule a raiz quadrada da soma da etapa cinco. Por exemplo, a raiz quadrada de 39 é igual a 6,245, arredondada para o milésimo mais próximo. Portanto, o semi-eixo menor, ou o diâmetro mais curto, é 6,245 centímetros.

  7. Divida a medida do semi-eixo menor ao meio para descobrir o seu raio. Por exemplo, 6,245 centímetros dividido por dois é igual a 3,122 centímetros.

    O semi-eixo maior

  1. Repita o processo de medição da seção anterior para descobrir a e b. Neste exemplo, usaremos os mesmos números: 5 cm e 3 cm.

  2. Some a e b. O resultado é o semi-eixo maior. Por exemplo, 5 cm mais 3 cm equivale a 8 cm, de modo que o semi-eixo maior é de 8 cm.

  3. Divida o resultado do passo um pela metade para descobrir o raio. Oito dividido por dois é igual a quatro, de modo que o outro raio é de 4 cm.

Loading...

O que você precisa

  • Régua
  • Calculadora

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...